O PIX SERA RESTRINGIDO para CHAVES de CPF e CNPJ! Entenda

A Lei 1989/22 do Deputado Vicentino (PT-SP) visa limitar as chaves Pix ao número de usuários do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Na visão do deputado, a possibilidade de números de celulares e endereços de e-mail como chaves facilitou o crime e dificultou a identificação dos criminosos. No entanto, ele defende que CPF e CNPJ são “dados permanentes que teoricamente facilitam a detecção de destinos de recursos”.

A proposta, que está em análise na Câmara, também descarta o uso de chaves aleatórias.

“Embora criada para oferecer maior segurança, permitindo que não se compartilhe dados pessoais, ela também pode ser utilizada para complexificar a identificação das partes da operação de transferência e a consequente apuração do delito”, avalia o deputado.

Deputado Federal Vicentinho (PT-SP)

Número de chaves PIX cadastradas supera o dobro da população brasileira

O número de chaves cadastradas no Pix já é mais que o dobro da população do Brasil. Até 31 de julho, mais de 478 milhões de chaves haviam sido registradas, o dobro dos 214,9 milhões de habitantes do país, segundo o Banco Central (BC).

Cerca de 95% das chaves pertencem a pessoas físicas. O tipo preferido foi aleatório, com 39,8% dos usuários usando uma combinação de letras e números. Existem mais de 190 milhões de chaves aleatórias. Em seguida vieram CPF (22,7%), número de celular (21%) e e-mail (14,7%).

Lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix visa simplificar as transações financeiras, permitindo transferências instantâneas e gratuitas. Para concluir a transação, o usuário precisa informar ao destinatário a Pix key, que pode ser um número de celular, CPF, e-mail ou uma combinação de letras e números.

Qual a adesão do sistema ?

O número de operações via Pix também supera outros métodos, como cartões pré-pagos, transferências bancárias e débitos diretos. Nas compras online, o sistema atinge os recibos bancários, tornando-se o segundo meio de pagamento mais comum no e-commerce.

Somente em julho, a ele processou mais de US$ 2 trilhões em transações no valor de 933 bilhões de reais. O recorde de operações em apenas um dia ocorreu no dia 5, quando o BC registrou quase 90 milhões e foi responsável por movimentar 53,1 bilhões de reais. Comparado a esse total, a adesão aos modelos Pix Saque e Pix Troco lançados em novembro de 2021 permanece baixa, mas continua crescendo. Em julho, os dois somaram 270 mil operações.

Com esses recursos, os usuários podem sacar dinheiro em padarias, mercados, etc. sem precisar ir a um caixa eletrônico. Cabe a loja decidir se implementa ambos, um ou nenhum.

Quanto é possível transferir por meio do Pix do Caixa Tem?

Ao todo, o Caixa Tem tem um limite diário de R$ 1.200,00 para o Pix das 6h às 20h. Porém, se as transferências forem feitas fora desse horário, o valor cairá para 1000 reais.

Por fim, para cadastrar uma Pix key, você deve fazer login no aplicativo Caixa Tem (para Android e iOS) com seu CPF e senha. Em seguida, no menu, procure a opção Pix. Então escolha o que será usado como chave, as opções incluem:

  • Celular;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Chave aleatória, combinando números e letras variadas.

Assim, após selecionar a chave, clique em “Registrar Chave Selecionada”. Em seguida, digite a senha. Lá, a chave Pix está pronta para uso. Até cinco chaves Pix podem ter registro.