INSS: Nova idade exigida para se aposentar em 2023

Os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão agora de cumprir novas exigências para receber os benefícios, porque a reforma da Previdência estabeleceu regras de transição para a aposentadoria que alteram a distribuição dos benefícios a cada ano. Com as reformas da Previdência ocorridas em novembro de 2019, novas regras de aposentadoria entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2023. Dessa forma, o INSS altera os pontos que o contribuinte deve atingir para se aposentar por tempo de contribuição e idade.

Garantir a aposentadoria não é nada fácil e, com as reformas previdenciárias que entraram em vigor em novembro de 2019, as regras para quase todos os benefícios de pensão mudaram significativamente. No entanto, apesar da complexidade das coisas, novas regras de transição foram instituídas para evitar problemas e desestimular a aposentadoria daqueles que já contribuíram com o INSS.

Como o nome sugere, essa regra transitória é uma espécie de meio termo entre as novas regras trazidas pela reforma da Previdência e as regras antigas.

No entanto, as regras transitórias foram sendo ajustadas ao longo do tempo com o objetivo de definir gradativamente as novas regras que a reforma traz para todos os inscritos.

Regra de pontuação

Nessa regra, o segurado deve atingir a soma da idade mais o tempo de contribuição para se aposentar. Em 2023, são exigidas as seguintes pontuações:

  • Masculino 100 pontos
  • 90 pontos para mulheres

No entanto, para ter essa regra garantida, a pessoa deve ter pelo menos 35 anos de contribuições. Para as mulheres, é exigido um mínimo de 30 anos de contribuição.

Regra de idade mínima progressiva INSS

Esta regra se aplica aos segurados que não possuem pontos de aposentadoria suficientes, mas conseguem fazer as contribuições necessárias.

Nesse sentido, até 2023 será necessário:

  • Homem 63 anos;
  • Mulher 58 anos.
  • notas! Para esta regra, a idade mínima aumenta seis meses a cada ano.

Regra da Idade Mínima INSS

Para acessar esta regra, você deve ter pelo menos 62 anos e ter contribuído por pelo menos 15 anos. As regras mudam a cada ano e atingiram o limite para mulheres neste ano. Para os homens, nunca houve alteração, pois a idade mínima sempre foi 65 anos e continuará a sê-lo.

ultimas noticias: