MEC muda datas de inscrição para Sisu, Prouni e Fies

O Ministério da Educação divulgou na internet o edital do primeiro processo seletivo para 2023 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Amparo ao Estudante (Fies).

Para acessar informações sobre esses três programas, os alunos devem usar o portal de acesso único. Conforme anunciado pelo MEC em dezembro, o calendário de inscrições foi antecipado.

O novo prazo de inscrição do Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. Os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro. Anteriormente, os resultados estavam programados para serem anunciados em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão assim até o dia 3 de março. Para o Fies, terão início no dia 7 de março e término no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todo o processo seletivo, a classificação é baseada nas notas obtidas assim na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Para o Prouni, valerão também os pontos obtidos no Enem 2021. No Fies, poderá assim se inscrever quem se candidatou a uma das edições do Enem de 2010 até a mais recente”. Informa o Ministério da Educação.

O que é sisu?

O Sisu é assim um sistema online do Ministério da Educação. Algumas instituições públicas brasileiras de ensino superior oferecem vagas para quem já fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para participar são gratuitas e devem assim ser feitas online. Geralmente acontece duas vezes ao ano, no início e no meio do ano.

Lembre-se de que, durante o período de inscrição, os alunos podem alterar assim suas opções de curso quantas vezes forem necessárias com base nas notas parciais de corte publicadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de acordo com a instituição).

  • As inscrições para o Prouni começam no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março.
  • Resultados: 7 a 16 de março (primeira chamada) e 21 a 30 de março (segunda chamada)

O que é o Prouni?

PROUNI – O programa Universidade Para Todos facilita o acesso às universidades privadas assim brasileiras para estudantes de famílias de baixa renda que cursam apenas o ensino médio em escolas públicas ou que recebem bolsas integrais em escolas particulares.

Requisitos de participação: Os alunos devem ter renda familiar bruta mensal per capita igual a três salários mínimos (3.636 reais por pessoa), além de atender a critérios sociais (como ter estudado em escola pública).

  • Fique atento às Inscrições no Fies: 7 a 10 de março
  • Resultados: 14 de março

O que é Fies?

O Fundo de Amparo Financeiro Estudantil (Fies) é um mecanismo do Ministério da Educação (MEC) destinado a conceder financiamento a estudantes que frequentam regularmente cursos superiores não gratuitos e que tenham sido avaliados positivamente pelo MEC.

O financiamento poderá pleitear o auxílio estudantil para cursos de graduação presenciais oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa que tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e atenda aos demais requisitos estabelecidos no Código Fies.

Após a formatura, o aluno deverá devolver o dinheiro ao agente financeiro (por exemplo, Caixa Econômica Federal) conforme estipulado em contrato.

ultimas noticias