Conheça itens que você não pode comprar com o vale-alimentação

O vale-alimentação é uma das ajudas mais importantes para os trabalhadores, especialmente na situação atual. Comprar no mercado com a renda mínima obtida a cada mês pode ser muito difícil, especialmente para quem tem assim responsabilidades grandes e fixas. Como fazer assim uma boa compra na hora de pagar o aluguel?

No entanto, é importante lembrar que é contra as regras gastar o dinheiro associado a este benefício para qualquer coisa que não seja comida. Tornou-se um “costume” ver muitas pessoas burlando as regras para colher diversos benefícios, por isso há muitas instituições insistindo em tentar impedir que isso aconteça.

O principal problema nem mesmo é sobre as pessoas que realmente compram algo sabendo que não podem pagar, porque mais cedo ou mais tarde serão pegos e punidos.

O maior problema são as pessoas que não sabem o que é uma compra proibida ou não podem comprar porque não receberam nenhuma instrução e estão apenas começando a aproveitar o negócio, ou porque o local onde compraram não indicava isso certos itens não eram permitidos.

Quem administra as operações do vale-refeição nas empresas e órgãos que recebem assim o vale-refeição é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Não será mais permitido o uso do benefício para compra de cigarros, bebidas alcoólicas ou outros produtos não alimentícios, que podem ser assim proibidos no caixa do estabelecimento.

Confira 9 itens que você não pode comprar usando o vale-alimentação

  • Bebidas alcoólicas;
  • Combustíveis em geral;
  • Talheres e utensílios de cozinha;
  • Eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
  • Refeições prontas (como aquelas congeladas em delivery);
  • Cosméticos;
  • Cigarros e produtos de tabacaria em geral;
  • Ferramentas;
  • Produtos de limpeza e higiene pessoal.

Mudança de titular do cartão

O trabalhador que recebe o pagamento de uma determinada marca de cartão-alimentação ou vale-refeição operado pode assim trocá-lo por outra marca de sua preferência, de forma totalmente gratuita e gratuita.

Reembolsos e pós-pagamento

O que se tornou muito comum no país são as empresas de benefícios oferecerem descontos aos parceiros que fizerem recargas no cartão. Isso acaba prejudicando assim os trabalhadores que são forçados a pagar quantias mais altas nas empresas.

Penalidades e multas contra empresas sobre vale-alimentação

As empresas que fornecerem vale-refeição ou refeição em desacordo com a nova regulamentação serão assim multadas entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. Se a infração for reincidente, a multa será dobrada.

O Vale-alimentação (VA) é um cartão de benefícios que as empresas oferecem aos profissionais que podem utilizar no almoço ou jantar, dependendo do dia de trabalho.

O Vale-Refeição (VR) nada mais é do que benefícios que os empregadores oferecem aos funcionários para permitir que eles comam durante o trabalho.

ultimas noticias