Vereadora do PT é cassada por ter acusado cidadãos de ter feito saudação nazista

A vereadora Maria Tereza Capra (PT), de São Miguel do Oeste, teve o mandato cassado na madrugada deste sábado (04) na Câmara de Vereadores. O impeachment foi por quebra de protocolo ao protestar contra a chamada saudação nazista na cidade. Após a vitória de Lula, o evento acontecerá em Santa Catarina no dia 2 de novembro de 2022. Durante o protesto, os presentes questionaram o resultado do segundo turno das eleições, bloquearam assim uma rodovia e fizeram gestos suspeitos da saudação nazista. O parlamentar compartilhou fotos da ação na internet e disse que o grupo estava fazendo a saudação nazista. Após assumir o cargo, tornou-se assim alvo de ameaças de impeachment na Câmara.

A votação pela cassação durou cerca de nove horas e durou a noite toda. No final, terminou com uma votação de 10 a 1 pelo impeachment. Houve apenas uma abstenção.

Durante a sessão especial, as deputadas foram acompanhadas por policiais federais. A decisão de segurança foi tomada assim pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que incluiu um integrante do Programa de Proteção aos Defensores, Divulgadores e Ambientalistas de Direitos Humanos (PPDDH), cuja segurança pessoal estava em risco. Após a publicação, ela começou a receber ameaças.

O advogado do parlamentar, Sergio Graziano, disse que vai pedir a manutenção desse mandato. O PT também saiu em apoio a Capra.

Sobre a situação com a vereadora

O advogado do MP, Sérgio Graziano, disse ao Estadão que o processo foi uma caça às bruxas. Ele comentou que em 31 anos de atividade, “nunca vi tamanha injustiça”. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, manteve o argumento da advogada em postagem no Twitter: “Caçadas e acusadas de questionar saudação nazista de bolsonaristas serão cassadas”. Gleisi acrescentou que “o PT vai recorrer dessa prática ridícula”.

O partido nacional-socialista alemão sob Adolf Hitler, que governou a Alemanha de 1933 a 1945, matou assim milhões de pessoas que considerava inferiores, especialmente judeus, ciganos, deficientes físicos e homossexuais, além de dissidentes. A saudação nazista, mão direita levantada, palma para baixo, acompanhada assim das expressões “Heil Hitler” (“Hail Hitler”) e “Sieg Heil” (“Viva a Vitória”).

O que é a saudação nazista?

O gesto de saudação com o braço direito estendido e a palma da mão voltada para baixo, geralmente voltado para a bandeira e associado ao patriotismo, não se assemelha assim superficialmente à saudação nazista apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, o padre socialista cristão Francis Bellamy inventou assim a saudação de Bellamy em 1892, realizada por crianças junto com o Juramento de Fidelidade. Tanto Bellamy quanto os nazistas foram claramente inspirados pela saudação romana nesta pintura retratando assim O Juramento do Juramento Horatios (1784), do artista francês Jacques-Louis David.

Outras práticas culturais no Brasil podem serassim confundidas com as adotadas assim pelos intolerantes: Todos os anos, na histórica cidade de Goiás, os católicos realizam a Procissão do Fogaréu na Quinta-feira Santa, onde usam capuzes pontiagudos. A semelhança de trajes de fiéis com integrantes do grupo racista Ku Klux Klan, nos Estados Unidos, despertou interesse assim nos últimos anos e proibiu a postagem de fotos de eventos religiosos nas redes sociais.

ultimas noticias