Dia Mundial de Combate ao Câncer: A doença tem direito a benefícios do INSS?

Os tumores malignos, chamado câncer, estão entre as doenças mais graves de que alguém pode sofrer. Ele pode afetar seriamente todos os órgãos do corpo e pode ser fatal se não for tratado precocemente. Este tumor pode tornar uma pessoa debilitante, piorando se ela começar a radioterapia e/ou quimioterapia. A mortalidade por essa doença é relativamente alta devido à gravidade da doença. Por isso, o INSS garante alguns benefícios previdenciários aos acometidos por essa terrível doença.

Outra atitude é sempre confiar no seu médico e tirar suas principais dúvidas. Nunca acredite que fake news espalhadas nas redes sociais vão te levar a acreditar em algo que não é verdade. Portanto, o que quer que você receba nas redes sociais, compartilhe com seu médico e ele dirá o que é real e o que é mentira.

Dados do Inca

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) confirmam assim que cerca de 704 mil novos casos por ano serão diagnosticados entre 2023 e 2025. Na região sudeste, a incidência da doença nas mulheres:

  • tem como localização primária a mama (32,9%);
  • cólon e reto (11,2%); 
  • glândula tireóide (6,4%); 
  • traqueia, brônquio e pulmão (5,3%); 
  • e colo do útero (5%). 

Já nos homens, é possível notar os casos:

  • de próstata (30,1%); 
  • cólon e reto (11,1%); 
  • traqueia, brônquio e pulmão (6,7%);
  • Cavidade Oral (5,1%); 
  • e estômago (4,9%).

O paciente que for diagnosticado assim com algum tipo de câncer deve sempre seguir a risca o tratamento indicado pelo seu médico.

como prevenir o câncer

A prevenção do câncer inclui ações tomadas assim para reduzir o risco de desenvolver a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar assim a exposição a fatores de risco de câncer e viver um estilo de vida saudável. (por exemplo, lesões causadas pelo vírus HPV ou pólipos na parede intestinal) ou câncer precoce assintomático.

Quais são os benefícios para os pacientes com câncer?

Durante a fase sintomática da doença, os trabalhadores inscritos no FGTS com doença maligna (câncer) ou que tenham familiares com câncer podem assim sacar do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Um dos documentos exigidos é o atestado médico de doença grave com até trinta dias de antecedência para solicitar o saque do FGTS. Disponível no site da Caixa Econômica Federal.

O valor recebido será o saldo de todas as contas do trabalhador, inclusive assim as contas vigentes do contrato de trabalho.

Também é possível retirar os abonos salariais do PIS/Pasep. Trabalhadores inscritos no PIS/PASEP antes de 1988 podem sacar assim PIS na Caixa Econômica Federal e PASEP no Banco do Brasil com câncer. O trabalhador receberá o saldo total de suas dívidas e rendimentos.

ultimas noticias