Saque de Benefício Para ESSAS pessoas! Confira Quem tem Direito a Saque Calamidade

O estado de Santa Catarina no Brasil sofreu com desastres naturais, fortes chuvas e tempestades recentemente. Obtenha mais informações sobre este assunto na história abaixo.

O que é o saque calamidade?

O Distrito Federal, Município ou Estado deve declarar estado de calamidade pública ou emergência antes que os trabalhadores liberem o pedido de Saque Calamidade do FGTS. Essa modalidade permite ao trabalhador sacar o saldo de suas contas do FGTS para necessidades pessoais, urgentes e graves decorrentes de um desastre natural ocorrido em sua área de residência.

Apenas uma quantia limitada pode ser liberada por incidente; isso só é feito durante os primeiros 30 dias após um dia útil após o evento. Além disso, a portaria de desastre natural do Ministério do Desenvolvimento Regional considera deixar a região devido a um desastre natural uma emergência. Esses desastres devem ser declarados pelo Ministério, a fim de declará-los como medidas de emergência.

Confira abaixo quais são as condições:

  • Enchentes ou inundações graduais
  • Enxurradas ou inundações bruscas;
  • Alagamentos;
  • Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
  • Precipitações de granizos
  • Vendavais ou tempestades;
  • Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
  • Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
  • Tornados e trombas d’água;
  • Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais

Como funciona o saque?

Fortes enchentes atingiram as cidades de São João Battista e Santa Amarorda Imperatriz, no interior de Santa Catarina. Portanto o próprio ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, foi lá nesta quarta-feira (07) e disse em entrevista à televisão local que os moradores poderão sacar do Fundo Garantidor de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Além disso, terão direito a antecipar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que presta serviços para pessoas com deficiência que não podem cuidar de si mesmas e idosos com mais de 65 anos.

Salas de autoatendimento da Caixa Econômica Federal (CAIXA) e aplicativo móvel do FGTS estarão acessíveis a qualquer pessoa para as solicitações. A informação é do ministro da Previdência Social de Bento. Segundo ele, todas as pessoas que vivem no país sofrem quando acontecem grandes tragédias. No entanto, as pessoas mais pobres sentem ainda mais essa dor.

Veja Também: