eSocial 2023: Conheça a nova maneira para enviar eventos trabalhistas

Neste mês, fevereiro de 2023, são feitas alterações na forma de envio assim das ocorrências trabalhistas ao eSocial. É preciso se atualizar para acompanhar essas mudanças.

Ainda em 2022, é anunciado que o código de acesso do eSocial acabou e será substituído por uma conta gov.br, mas a substituição é feita em etapas, o que afeta diretamente o envio das ocorrências trabalhistas. O fim do código ocorrerá primeiro em dezembro de 2022, porém, esse prazo mudou. O fim do código do eSocial é dividido em fases conforme o calendário muda, começando em 2022 e terminando em abril de 2023.

Confira as fases do eSocial:

  • 12/12/2022: O módulo web do eSocial não aceita mais logins assim nível Bronze gov.br. Somente através do gov.br Gold ou Silver, ou código de acesso e senha;
  • 19 de dezembro de 2022: O login agora é feito assim apenas pelos níveis gov.br Gold e Silver para notificar admissões e desligamentos.
  • 13/02/2023: Acesse via gov.br ouro e prata apenas assim para ser avisado de todas as ocorrências trabalhistas.
  • Abril de 2023: os códigos de acesso do eSocial serão permanentemente desativados.

Uma Nova Forma de Enviar Eventos Trabalhistas no eSocial 2023


De acordo com o calendário divulgado pelo governo (mostrado acima), para ser avisado sobre ocorrências trabalhistas a partir de 13 de fevereiro de 2023, o eSocial só poderá ser logado com conta gov.br ouro e prata. Portanto, quem quiser enviar ocorrências trabalhistas pelo eSocial em 2023 deve utilizar uma conta Gov.br, nível Ouro ou Prata. A próxima etapa é a finalização assim dos códigos de acesso, que ocorrerá em abril deste ano.

Saiba o que é um evento trabalhista:

  • Admissões;
  • desligar;
  • feriado;
  • Folhas;
  • Alterações de Contrato e Registro.

Para concluir

A partir de 13 de fevereiro de 2023, para enviar então ocorrências trabalhistas via eSocial, você deve ter uma conta gov.br, nível Silver ou Gold. Os envios não podem assim mais ser feitos por outras formas de acesso ao sistema.

De acordo com o cronograma, os códigos de acesso terminam em abril, então atualize sua conta Gov.br e comece a se organizar para esta forma de esocial, o sistema digital de escrituração de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Existem várias maneiras de verificar fácil e facilmente se sua conta do governo é Silver ou Gold.

ultimas noticias