Imposto de Renda 2023: Vantagens de enviar seu IR primeiro

O Imposto de Renda (IR) de 2023 teve seu prazo anunciado hoje, dia 14 de fevereiro de 2023, é importante utilizar essa informação a seu favor. Todos os anos, milhões de brasileiros são obrigados a declarar à Receita Federal todos os rendimentos, bens e investimentos que acumularam assim durante os 12 meses do ano anterior.

É comum que a declaração de imposto de renda cause certa ansiedade, pois pode ser um pouco complicado para quem não conhece o assunto, mas não precisa ser. Para te ajudar, reunimos assim abaixo todas as informações que você precisará para declarar o imposto de renda de 2023.

Você também pode usar o menu ao lado para encontrar rapidamente os tópicos que mais lhe interessam.

Prazo anunciado!

As declarações de IR podem ser enviadas entre 15 de março e 31 de maio deste ano. Assim, os contribuintes obrigados a declarar o imposto de renda de 2023 terão 77 dias para preparar e arquivar suas declarações, o que é um período confortável. Em 2022, o prazo para entrega da Declaração do IR era originalmente de 53 dias (7 de março a 29 de abril), mas posteriormente o prazo foi alterado para 31 de maio. Por isso, é importante aproveitar o prazo inicial de depósito em 2023.

Vantagens de enviar primeiro o imposto de renda de 2023


A restituição do Imposto de Renda de 2023 deve ser parcelada, assim como em 2023, assim quem declarar primeiro receberá a restituição mais cedo. A primeira parcela deve ser assim paga até 31 de maio, a segunda em junho, a terceira em julho, a quarta em agosto e a última em setembro.

Baseamo-nos no lote de 2022, mas, obviamente, a primeira prioridade do primeiro remetente (se for elegível para um reembolso). Em 2023, assim como no ano passado, os contribuintes poderão informar suas chaves Pix para a restituição do imposto de renda.

Outras vantagens de ser o primeiro a enviar o IR são:

  • Tempo para encontrar documentos perdidos.
  • Pode se organizar melhor e evitar a malha fina.
  • Evitar o congestionamento do site da Receita.
  • Evitar multa.

Não se deixe enganar pelo prazo maior para declarar o imposto de renda de 2023, organize-se e faça sua declaração primeiro. Planeje-se com antecedência e aproveite todas as vantagens de declarar o IR antes dos demais contribuintes. A intenção da Receita Federal é te ajudar, então aproveite esse prazo estendido e envie rápido, mas com planejamento.

O que é Imposto de Renda?

O imposto de renda (ou IR) é um cobrado pelo governo federal sobre a renda dos brasileiros. Ou seja, a arrecadação desse imposto é acompanhada pela evolução da renda de todos. Quando o rendimento está sujeito a imposto sobre o rendimento, é definido como “rendimento tributável”.

Ele pode ou não ser recolhido automaticamente. Se a cobrança for automática, é chamada de “retenção”. Nesse caso, você não precisa fazer nada porque o imposto já foi deduzido de seus ganhos. Isso acontece com rendimentos como salários, benefícios sociais e até mesmo alguns investimentos considerados conservadores, como renda fixa (por exemplo, Títulos do Tesouro Direto e CDB).

ultimas noticias