Carnaval 2023: bancos não vão funcionar

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que durante o feriado de carnaval, segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, as agências bancárias não atenderão. “A decisão foi tomada de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera os dias úteis bancários aos sábados, domingos e feriados nacionais, bem como as segundas e terças-feiras de carnaval”, informa o entidade.

Na quarta-feira de cinzas (22), os escritórios abrirão às 12h, horário local, e permanecerão assim fechados no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades onde as agências normalmente fecham às 15h, o horário bancário começará mais cedo para permitir pelo menos 3 horas de atendimento presencial.

Banco

Os bancos informaram a seus clientes que vão funcionar assim até esta sexta-feira (17). As agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira (20) e terça-feira (21). De acordo com a instituição financeira, “a decisão foi tomada de acordo com a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, que não considera os dias úteis bancários aos sábados, domingos e feriados nacionais, bem como a segunda-feira. de Carnaval e terça-feira”.

Vale lembrar que na quarta-feira (22), os bancos voltam a abrir a partir das 12h (horário local).

Nas localidades onde as agências normalmente fecham às 15h, o horário bancário começará assim mais cedo para permitir pelo menos 3 horas de atendimento presencial.


Pagamentos e transferências de contas

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os clientes poderão utilizar canais digitais como sites e aplicativos bancários para fazer transferências de dinheiro e pagar contas durante o fechamento das agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e boletos vencidos em feriados podem ser pagos gratuitamente no próximo dia útil (quarta-feira, 22). Normalmente, as datas das homenagens foram ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Correspondência no carnaval

As entregas e encomendas em todo o país seguem normalmente até a próxima sexta-feira (17), assim como o atendimento presencial nas agências dos Correios. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a agência estava sem atendimento. Eles reabrem às 12h desta quarta-feira (22).

Visite o site oficial e converse ao vivo durante o carnaval. Em alternativa ligue para os números disponíveis: (0800 725 7282) (0800 725 0100) (3003 0100).

Negociação de ações

O mercado financeiro também vai cair no carnaval de Momo. A bolsa estará fechada nos dias 20 e 21 de fevereiro e será retomada às 13h desta quarta-feira (22).

Centro de compras no carnaval

A Associação Brasileira de Compras (Alshop) recomenda que os shopping centers mantenham o horário normal de funcionamento na segunda-feira, dia 20, das 10h às 22h, com proposta diferenciada no domingo, com lojas funcionando em horário reduzido, das 14h às 20h.

Sugere-se também que nos dias 20 e 21 de fevereiro os shoppings abram em horário normal, ou seja, das 10h às 22h, mas cada shopping terá a oportunidade de optar por abrir em horário comercial normal. ou horário comercial especial.

ultimas noticias