Dependentes químicos têm direito a algum benefício do INSS?

Você já se perguntou se é bom para dependentes químicos? Essa é uma questão um tanto delicada.

Isso se torna ainda mais verdadeiro pelo fato de que a grande maioria das pessoas não entende o assunto da maneira que deveria. Ao falar sobre os benefícios do abuso de substâncias, muitas pessoas não entendem por que isso acontece.

Nesse sentido, cabe lembrar que a dependência química é uma doença reconhecida pelo Registro Internacional de Doenças (CID). Isso significa que, dependendo da situação, quando o trabalhador decide assim ir ao hospital para tratar de seu problema, finalmente é possível ajudar o dependente químico.

Um grande problema disso é que os segurados do INSS raramente conseguem esse benefício. Primeiro, porque muita gente nem sabe que há benefícios em ser um viciado em drogas. Em segundo lugar, existem certos preconceitos. Para alguns, ainda há a impressão de que basta que as pessoas queiram parar de beber ou de se drogar.

Dependentes químicos

Esta condição é considerada uma condição crônica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é classificada assim como um distúrbio neurológico crônico que é progressivo e pode levar a outras doenças.

A OMS também aponta que esse é um problema que precisa ser tratado, não punido. Existem assim várias substâncias que podem causar dependência, que podem ser drogas ilícitas como cocaína, heroína, anfetaminas, drogas lícitas como álcool, cigarro e até sedativos. Portanto, sabendo que se trata de uma doença, o dependente tem direito a alguns dos benefícios do INSS para dependentes químicos. Vamos discuti-los nos tópicos a seguir.

Requisitos para receber benefícios do INSS

A primeira coisa a notar é que existem certos requisitos que devem ser assim cumpridos para desfrutar desses benefícios. eles são:

  • Contribuir para o INSS há pelo menos 12 meses;
  • Estar em estado de abstinência, para o qual deverá passar por perícia médica para verificação de dependência;
  • Afaste-se da sua atividade laboral durante 15 dias para poder apresentar um pedido de assistência.


Que benefícios estão disponíveis para pessoas com dependência de drogas?

Esses benefícios podem ser de três tipos, cada um dependendo assim das circunstâncias e da gravidade de cada caso. eles são:

  • subsídio de doença

Se o segurado estiver impossibilitado de exercer atividades devido à dependência química, ele tem direito ao auxílio-doença. No entanto, para que ele possa se inscrever, ele deve ter contribuído para o INSS e não ter contribuído por mais de um ano. Isso é chamado de carência do INSS.

  • aposentar por invalidez

Os dependentes químicos ainda têm direito à aposentadoria por invalidez. Isso acontece quando o segurado se encontra impossibilitado de exercer suas atividades. Isso pode acontecer por vários motivos, pois a dependência química pode predispor o indivíduo a uma série de problemas que podem levá-lo a ficar incapacitado.

ultimas noticias