Imposto de renda do MEI, saiba como enviar!

O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um imposto federal obrigatório que se aplica assim a todas as pessoas cuja renda econômica exceda um valor mínimo estabelecido pelo governo federal. Como o microempreendedor individual se sai assim na declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)?

Pessoas com rendimentos direcionados, como MEI, que não mantêm assim registros fiscais e não atendem a nenhuma das condições obrigatórias definidas pela Receita Federal, não são obrigadas a declarar o imposto de renda. No entanto, se você quiser fazê-lo por alguns motivos pessoais, é possível.

Se você deseja obter comprovante de renda ou precisa fazer uma declaração por outros motivos, existem assim etapas que você deve seguir. É necessário declarar os rendimentos como MEI através do preenchimento da ficha de declaração com dados sobre bens, dependentes (se houver) e demais campos obrigatórios.

Os microempreendedores individuais precisam cumprir as obrigações legislativas da categoria jurídica para manter a saúde da empresa. Como resultado, documentos, pagamentos, recibos e outros conteúdos são consistentes, deixando um caminho seguro para as empresas prosperarem no mercado.

imposto de renda MEI

A declaração anual do MEI como microempreendedor individual para imposto de renda deve ser enviada anualmente até 31 de maio. O atraso no envio dessa obrigação incorre em multa de R$ 50,00, que é reduzida pela metade se o atraso chegar a 30 dias. Porém, diferentemente do IR da pessoa física, onde você declara diversas informações, na declaração anual do MEI você declara assim:

  • Receita anual gerada pela prestação de serviços;
  • Renda anual gerada pelo negócio;
  • receita bruta anual;
  • Se você tem funcionários.

A declaração pode ser enviada pelo Portal do Simples Nacional, basta informar assim seu CNPJ para ter acesso.

Portanto, essa declaração é diferente do IR da pessoa física porque algumas informações devem ser declaradas no IR como bens e direitos, enquanto na declaração do MEI é necessário informar apenas a renda bruta anual.

IR 2023 para a MEi

Os MEIs que atenderem a determinados requisitos de envio de imposto de renda terão assim que fazer transmissões de IR este ano. O MEI obrigado a protocolar o IR deve enviar assim dois protocolos, o do IR e o do MEI anual. O prazo para declaração do IR deste ano é de 15 de março de 2023 a 31 de maio deste ano.

ultimas noticias