Prova de vida do INSS ganha novo formato

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prática anual da instituição previdenciária, foi suspensa por três anos entre 2020 e 2022. Antigamente, a prova de vida do segurado tinha que ir pessoalmente à Previdência Social para socialização institucional.

Para cumprir as normas sanitárias impostas devido à pandemia de Covid-19, o município suspendeu a testagem por um tempo e passou vários anos sem fazer valer o procedimento. Seu retorno em 2023 traz algumas mudanças.

Novos desenvolvimentos na revisão de registros de seguro do INSS não exigem mais que todos os beneficiários estejam inscritos na instituição de previdência social. Apresentando pela primeira vez o formato digital, a direção da agência promete oferecer aos aposentados e pensionistas uma prova de vida mais flexível e benéfica.

Nova prova de vida

O INSS tem 10 meses a partir do aniversário do beneficiário para comprovar que o titular está vivo. Se a agência não apresentar a prova nesse prazo, o segurado terá mais dois meses para provar que está vivo.

Caso o INSS não consiga comprovar que o segurado está vivo, deverá enviar notificação ao titular para que este apresente prova de vida. As notificações podem ser recebidas por meio do telefone 135 da central de atendimento, do aplicativo Meu INSS ou da rede do banco responsável pelo pagamento dos benefícios.

Mas o segurado que desejar pode continuar renovando a prova de vida na agência do banco onde recebe a pensão ou por meio do aplicativo “Meu INSS”.

Como acessar

  • Acesso ao app Meu INSS com Selo Ouro (utilizando biometria);
  • Acesso a outras aplicações e sistemas de instituições e entidades públicas através de autenticação e controlo de acesso;
  • Extração de benefícios via identificação biométrica;
  • enviar declarações de imposto de renda;
  • Vacinação;
  • votar nas eleições;
  • Contratos de empréstimo de salário (utilizando biometria);
  • Identificação biométrica dos órgãos de previdência social para atendimento presencial ou entidades ou órgãos parceiros;
  • Perícia médica via telemedicina ou presencial;
  • Prestar serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou redes correlatas;
  • Cadastrar-se ou recadastrar-se em órgão de trânsito ou de segurança pública;
  • Renovação do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Emissão ou renovação de passaportes, cartas de condução, autorizações de trabalho e bilhetes de identidade;
  • alistar-se no exército;
  • Emitir outros documentos oficiais que exijam a presença física do usuário ou identificação biométrica.

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