Veja quem recebe Bolsa Família e vale-gás nesta 6ª feira

O calendário de pagamento do Bolsa Família e do vale-gás começou na última segunda-feira (13) e segue até o dia 28 do mês. Quem tiver os últimos dígitos de 1 a 5 do NIS (Número de Identificação Social) será beneficiado nesta semana. Para outros, você precisará esperar as festividades para receber o valor. A programação será suspensa na próxima segunda e terça-feira.

Como de costume, os pagamentos do Bolsa Família são feitos nos últimos dez dias úteis de cada mês. Os vales são pagos bimestralmente, ou seja, a cada dois meses, e seguem o mesmo cronograma do Bolsa. Como fevereiro é um mês mais curto e os serviços bancários ainda estão interrompidos devido ao Carnaval, o horário começou no dia 13 do mês.

Embora o governo federal não tenha tratado do assunto, um programa de transferência de renda chamado Auxílio Brasil continua em vigor no país. Esse é um benefício que entrou em vigor em 2021 sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mudança oficial de nome e regras acontecerá em março com o lançamento do novo Bolsa Família.

Para os vales-gás, a novidade é o valor pago no ano corrente. A lei que cria o benefício garante o pagamento de 50% do preço médio do botijão de gás de cozinha de 13kg, medido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Porém, até 2023, os repasses serão 100% dessa média.

Quem tem direito de usar o gás da Vale?

Domicílios inscritos no Cadastro Único com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (651 reais em 2023). Familiares que moram na mesma casa e recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritos ou não no CadÚnico.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

2023 Famílias com renda familiar anual de 105 reais ou menos de 205 reais por pessoa podem aderir ao Bolsa Família se tiverem gestantes ou menores de 21 anos. O programa é voltado para famílias pobres ou extremamente pobres.

Veja o calendário de pagamento do Bolsa Família e do Vale-Gás

  • NIS de final 1: 13 de fevereiro (já pago)
  • NIS de final 2: 14 de fevereiro (já pago)
  • NIS de final 3: 15 de fevereiro (já pago) 
  • NIS de final 4: 16 de fevereiro 
  • NIS de final 5: 17 de fevereiro 
  • NIS de final 6: 22 de fevereiro 
  • NIS de final 7: 23 de fevereiro 
  • NIS de final 8: 24 de fevereiro 
  • NIS de final 9: 27 de fevereiro 
  • NIS de final 0: 28 de fevereiro.

O governo pagará benefícios a 21,8 milhões de famílias. O número de beneficiários do Bolsa Família deve cair em 2023 depois que o governo finalizar o pente fino – cortando benefícios informais em cerca de 1,5 milhão.

O valor médio do Bolsa Família neste mês é de R$ 606,91. Os beneficiários têm até 120 dias para sacar o valor. O vale-gás de fevereiro custará R$ 1,12 e beneficiará 5,95 milhões de domicílios.

ultimas noticias