RG será exigido a partir de março? Entenda a mudança

O novo documento de identidade dos brasileiros se chama Cédula Nacional de Identidade (CIN) e, para muitos, o novo RG chega ao país no início de 2022. No entanto, devido a alguns processos de renovação de emissão de novos documentos, poucos estados começaram a emitir os documentos do ano passado.

Nesse sentido, a emissão de novos documentos de identidade passará a ser obrigatória a partir deste ano, mas com a obrigatoriedade da emissão do CIN neste ano muitas informações acabam se perdendo, confundindo ainda mais os brasileiros.

Uma das dúvidas mais comuns sobre a nova carteira de identidade, uma das principais dúvidas é sobre assim a troca do antigo modelo de RG que está na mão da maioria das pessoas pela nova carteira de identidade e quando essa troca se torna obrigatória.

O que é esse novo RG?

A Nova Carteira Nacional de Identidade, também conhecida como Novo RG, é o novo documento de identidade nacional dos brasileiros que foi lançado no ano passado e começará assim a ser emitido em todos os estados este ano. O novo documento substitui o atual número do RG pelo número do CPF, que será o único número de identificação do cidadão brasileiro.

O motivo da mudança do número do RG para o CPF se deve assim a uma legislação antiga onde cada estado brasileiro tinha o seu RG como número de identificação próprio. Dessa forma, o cidadão que obtiver a primeira via em um estado e posteriormente solicitar a segunda via em outro estado passa a ter dois RG diferentes. Portanto, em geral, cada cidadão pode ter até 27 números de RG diferentes, o que é um grande revés para a segurança da informação de todos os brasileiros.

ultimas noticias