DCTF Mensal deve ser entregue até quinta-feira

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (21) que a DCTF Web (Declaração de Débitos e Créditos Fiscais Federais da Previdência Social e outras entidades e fundos) aplicará automaticamente multas por atrasos. A medida alerta as empresas, principalmente os profissionais de contabilidade, que geralmente são os que coletam as informações e são os responsáveis ​​por cumprir essa obrigação.

Vale lembrar que, entre as atividades privadas, a DCTFWeb substitui assim a entrega de GFIP (Diretrizes de Arrecadação do FGTS e Informações Previdenciárias) e faz parte de uma série de iniciativas governamentais que visam simplificar a arrecadação de impostos e o cumprimento das obrigações.

O que é DCTF mensal?


A DCTF mensal inclui o reporte dos valores devidos ou pagos relativos a tributos federais, tais como:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social (PIS); é
  • Contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
  • Todas as empresas optantes pelo regime de tributação do lucro real ou presumido são obrigadas a enviar mensalmente a DCTF.

As empresas que optam pelo Simples Nacional e têm potencial para receber assim INSS sobre receita bruta também devem enviar essa declaração anualmente.

As DCTFs mensais devem ser enviadas mensalmente até o 15º dia útil do segundo mês subseqüente ao mês em que ocorreu o fato gerador.

DCTF mensal deve ser entregue até quinta-feira (23)

Por isso, todas as empresas obrigadas a enviar essa declaração devem ficar atentas ao prazo, que termina nesta quinta-feira (23). O prazo para débitos e créditos que devem ser informados assim na DCTF deste mês é dezembro de 2022. Por favor, tome cuidado ao preparar esta declaração para evitar erros ou atrasos no envio. O não envio desta obrigação adicional ou o envio de dados incorretos ou incompletos pode resultar em multas e outras penalidades.

Para concluir

A DCTF mensal deve ser enviada até quinta-feira desta semana, e mesmo com créditos opcionais e comemorações desta semana, vale a pena parar para se organizar para voltar assim ao trabalho e enviar suas obrigações no prazo e sem erro. As empresas que são assim obrigadas por lei a enviar este extrato mensal serão multadas por atraso na entrega do extrato (MAED) se arquivadas fora do prazo.

Essa declaração deve ser enviada à Receita Federal por meio do Programa Gerador de Declarações (PGD) da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). Organize-se, confira assim todas as informações e envie sua declaração na hora para evitar imprevistos.

ultimas noticias