Inca reforça pedido de doações de sangue e plaquetas

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, pediu à população que se mobilize para doar sangue, principalmente plaquetas, a pacientes em tratamento oncológico. Os estoques de sangue do Serviço de Sangueterapia do INCA precisavam ser reagrupados porque o número de coletas diárias havia caído quase pela metade desde o recesso de carnaval em fevereiro. Com o feriado da Sexta-Feira Santa nesta sexta-feira (15/4) e o feriado de Tiradentes na próxima quinta-feira (21/4), além dos pontos facultativos, o Instituto destacou a necessidade de 70 doações por dia.

“Pedimos à população que se mobilize e aproveite os pontos facultativos (20/04) para vir ao INCA doar sangue. Contamos com a solidariedade da população porque precisamos de doadores para atender todas as necessidades transfusionais do Instituto “, enfatizou Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia.

Para doações é necessário documento de identificação com foto, e menores de 18 anos devem obter autorização formal de seus responsáveis. Entre as sessões, as coletas acontecerão nos dias 14 e 16 de abril e 18 a 20 de abril. Atendemos de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h. No caso das plaquetas, a doação deve ser agendada pelo telefone 3207-1064.

As doações para o INCA

Este derivado do sangue é importante para pacientes que passaram por transplantes de medula óssea, quimioterapia ou certos procedimentos cirúrgicos.

Lançado em 2005, o Bloco da Solidariedade normalmente registra um aumento de 45% nas doações após o carnaval em comparação com a semana anterior à celebração.

Neste ano, antes mesmo do Carnaval, as doações de sangue já estavam 40% abaixo do ideal inca.

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, com boa saúde e com peso superior a 50kg pode doar. A orientação é evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Quem estiver infectado com o novo coronavírus deve aguardar pelo menos 10 dias a partir do fim dos sintomas.

É necessário apresentar um documento com foto. Menores de 16 e 17 anos também devem apresentar autorização formal do responsável. A doação de plaquetas requer agendamento prévio por telefone.

ultimas noticias