IR: Informe de rendimentos deve ser entregue até dia 28

O prazo para as empresas enviarem relatórios de resultados de IR 2022 aos funcionários termina no dia 28 de fevereiro, último dia útil do mês.

O prazo vale também para bancos e corretoras de valores, que devem apresentar documentação sobre rendimentos de aplicações financeiras de seus clientes.

As informações são necessárias para que a Receita Federal cruze os dados e apure quanto cada contribuinte pagou no último ano, além de verificar se houve sonegação. Os documentos não precisam necessariamente ser enviados pelo correio e podem ser fornecidos na internet e no aplicativo do banco online.

Sanções serão impostas aos empregadores ou bancos que não fornecerem recibos dentro do prazo ou fornecerem recibos por engano.

No relatório do empregador, além do 13º salário, deve constar o valor de todos os vencimentos de 2022, bem como outras rendas eventualmente recebidas, como participação nos lucros.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter o comprovante de renda online no site ou aplicativo Meu INSS.

A partir deste ano, o período de declaração do imposto de renda pessoal é de 15 de março a 31 de maio.

Segundo a administração fiscal, o objetivo das alterações é permitir que todos os contribuintes beneficiem do pré-preenchimento das declarações desde o início do prazo de entrega.

Sobre a entrega do IR

Os documentos não precisam necessariamente ser enviados pelo correio e podem ser fornecidos na internet e no aplicativo do banco online. Sanções serão impostas aos empregadores ou bancos que não fornecerem recibos dentro do prazo ou fornecerem recibos por engano. No relatório do empregador, além do 13º salário, deve constar o valor de todos os vencimentos de 2022, bem como outras rendas eventualmente recebidas, como participação nos lucros.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter o comprovante de renda online no site ou aplicativo Meu INSS. A partir deste ano, o período de declaração do imposto de renda pessoal é de 15 de março a 31 de maio. Segundo a Receita, a alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

ultimas noticias