Receita Federal abre consulta ao lote residual

A Receita Federal expediu os direitos de acesso na manhã desta quinta-feira (22/12). Para saber se a restituição de imposto está disponível, o contribuinte deve visitar uma página de renda na Internet, clicar em “Meus Impostos de Renda” e, em seguida, clicar em “Solicitar Restituição de Imposto”. Os lotes restantes de restituições de imposto de renda para dezembro de 2022 estão agora abertos para comentários.

Cerca de 488.637 contribuintes deveriam receber crédito bancário em 29 de dezembro. A restituição total do imposto foi de R$ 903.375.493,48, dos quais R$ 235.611.277,64 foram destinados aos contribuintes com prioridade estatutária, sendo 4.613 contribuintes idosos com mais de 80 anos e 31.743 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. Além disso, há 3.718 contribuintes com deficiência física e mental ou doenças graves e 11.433 contribuintes cuja principal fonte de renda é o ensino. Outros 437.130 contribuintes não preferenciais também seriam cobertos.

Na página da Receita Federal, você encontra orientações e canais para prestação de serviços. Consultas simplificadas e completas sobre o estado da declaração são possíveis no e-CAC. No portal, ainda é possível corrigir o extrato, corrigindo informações potencialmente incorretas.

Os cidadãos também podem acessar o serviço por meio de um aplicativo para tablets e smartphones. Essa possibilidade permite que os contribuintes consultem informações sobre a emissão da restituição do IRPF e a situação cadastral do CPF diretamente no banco de dados do fisco federal.

Consultar Restituição IRPF da Receita Federal


A Receita Federal também possui um aplicativo para tablets e smartphones que fornece assim informações sobre a emissão da restituição do IRPF e a situação cadastral do CPF diretamente no banco de dados da Receita Federal.

As restituições são pagas diretamente ou instruindo a chave PIX da conta bancária informada na declaração de imposto de renda. Se por algum motivo o crédito não for efetuado (por exemplo, a conta notificada foi desativada), o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil pelo prazo máximo de um ano. Nesses casos, o cidadão poderá reagendar a linha de crédito de forma simples e rápida assim por meio do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB nos telefones 4004-0001 (Capitais), 0800-729-0001 (Outros). local) e 0800-729-0088 (telefone para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição do imposto no prazo de um ano, deverá assim fazer o requerimento por meio do portal e-CAC no site da Receita Federal, acessar o menu Devoluções e Declarações > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar Restituição”. em troca na rede bancária”.

ultimas noticias