Dívidas com banco: aprenda a negociar a dívida e quitar esse débito

Pessoas com dívidas bancárias podem começar a renegociar a partir de março. Isso porque vai começar uma força-tarefa nacional para negociar a dívida com os bancos. A partir de 1º de março, o consumidor terá descontos e prazos especiais para quitar suas dívidas. As regras serão definidas por cada instituição financeira.

A iniciativa foi lançada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em cooperação com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.

O que acontece se você não pagar suas dívidas?


Como todo empréstimo ou financiamento, o não pagamento dessa modalidade de crédito traz diversas consequências, como o cadastramento do correntista em órgão de proteção ao crédito, negação de nome e impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito, além das altas taxas de juros. taxas, executadas diariamente, podem fazer com que o orçamento fique fora de controle.

Por isso, quitar dívidas bancárias deve ser considerado uma prioridade no orçamento, já que costumam oferecer altas taxas de juros.

A dívida com o banco é vencida?


Embora as consequências de não pagar suas dívidas bancárias sejam graves, muitas pessoas optam por adiar os pagamentos na esperança de que a dívida vença após um período de tempo. Você já deve ter ouvido falar que a dívida pode ser eliminada após 5 anos. No entanto, não funciona bem assim.

De acordo com o CDC (Lei de Defesa do Consumidor), quando um cliente se cadastra no SPC e se cadastra inadimplente no Serasa, seu nome deve ser limpo automaticamente após cinco anos.

Porém, apesar da formalização do CPF, a dívida não deixou de existir. Cobranças podem continuar a ocorrer. Além disso, as dívidas permanecem na história dos consumidores, o que pode afetar seu futuro poder de compra e acesso ao crédito.

Como renegociar sua dívida?


O site da Febraban traz a lista das instituições financeiras que participarão do programa. Você poderá negociar diretamente com o banco devedor, bastando acessar os canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.gov.br. Lembre-se, você deve ter uma conta Silver ou outro nível no sistema gov.br.

Pelo site do mutirão também é possível acessar um vídeo explicando como abrir uma solicitação de troca. Acesso a conteúdo sobre orientação financeira.

“Durante o Mutirão Nacional, os bancos vão oferecer condições especiais para que o consumidor organize sua vida financeira. As renegociações de dívidas costumam ser feitas por meio de alongamento de prazos, redução de juros, alteração de prazos de pagamento, captação de recursos adicionais”, explica Amaury Oliva, diretor executivo da Febraban Financeira Cidadania. , e até recorrer a outras formas de crédito mais baratas para conseguir.

ultimas noticias