Formas de pagamento: Conheça as principais

Você já se perguntou como a diversidade de pagamentos faz diferença na atração e retenção de clientes? Se tem um negócio e por isso vende produtos e/ou serviços todos os dias, sabe que os clientes têm preferências diferentes na hora de pagar. Alguns preferem usar cartões de crédito, outros optam por usar dinheiro e, atualmente, alguns querem até pagar pelo celular. Diante disso, oferecer múltiplas opções de pagamento é uma forma de aumentar a vantagem competitiva do seu negócio.

Qual é a forma de pagamento?


Meios de pagamento são opções oferecidas por empresas e instituições para transações que requerem transferências de dinheiro.

Em outras palavras, trata-se de alternativas de obtenção de bens e serviços por meio da troca de valores. Nesse caso, o consumidor compra o produto e paga por ele na forma de capital.

Existem vários métodos de pagamento no Brasil. Segundo levantamento da consultoria Opinion Box, as mídias mais utilizadas no país em 2022 serão:

  • Cartão de crédito (80%);
  • Pixels (77%);
  • dinheiro (73%);
  • Cartões de débito (66%).


No entanto, isso mudou com o desenvolvimento de carteiras digitais e o uso de códigos QR também se tornou popular entre os consumidores.

Quais são os métodos mais usados ​​no Brasil?


Conheça algumas das principais formas de pagamento utilizadas no Brasil e como elas funcionam de forma fácil. Veja abaixo:

  • Dinheiro

A moeda ainda é um dos métodos de pagamento mais utilizados, apesar de ser um dos mais antigos e tradicionais. Isso porque, para os comerciantes, não há taxa de intermediação de serviços, e os compradores costumam pagar salários e outras atividades em dinheiro em suas atividades diárias.

  • Crédito


Nos últimos anos, os cartões de crédito se tornaram um dos principais meios de pagamento do mercado. Afinal, ele permite compras sem saldo, com pagamento à vista e parcelamento. Por isso, é uma das principais escolhas dos consumidores na hora das compras.

  • Débito

Os cartões de débito são uma opção prática para quem não tem dinheiro, mas tem dinheiro disponível na conta bancária. Dessa forma, você pode pagar com segurança sem manipular votos ou incorrer em taxas.

  • PIX

O Pix é um dos mais recentes meios de pagamento lançados pelo Banco Central (Bacen), que se destaca pelas transferências instantâneas entre usuários.

Devido ao seu funcionamento gratuito, tornou-se um dos formatos mais populares entre consumidores e empresas, principalmente as pequenas empresas no modelo Simples Nacional, pois não há restrições para registro de chaves legais.

ultimas noticias