INSS: Aposentado que ganha mais que o salário mínimo começa a receber

A partir de segunda-feira (1º) desta semana, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais de um salário mínimo passam a receber o benefício reajustado de 5,45%. Os pagamentos seguem até sexta-feira (5).

A data do depósito depende de qual extremidade do número do benefício é, não do número. Por exemplo, nesta segunda-feira, eles começaram a aceitar segurados com os números finais 1 e 6.

Quem recebe aposentadoria, pensão ou auxílio de até um salário mínimo começará a receber o novo valor a partir do dia 25 de janeiro. Nestes casos, o pagamento ainda está em andamento. Nesta segunda-feira, você receberá o benefício número 6. Os depósitos também continuarão até sexta-feira.

ajuste de benefício INSS


Quem ganha acima de um salário mínimo terá aumento de 5,45%, equivalente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 2020. Se você começou a receber benefícios em fevereiro passado, o índice de reajuste vai variar de acordo com a concessão que iniciou o mês.

Os segurados que recebem o salário mínimo aumentaram 5,26%, já que o salário mínimo nacional passou de R$ 1.045 para R$ 1.100 neste ano.

Verifique a data de pagamento


O valor final dos benefícios não leva em conta os números. Por exemplo, se o número for 123.456.789 – 0, ignore o 0 (o número). O último número é o 9.

Como consultar os benefícios do INSS?


Para fazer a consulta não é necessário o número do benefício, basta acessar o site Meu INSS com o CPF e a senha cadastrados em sua conta Gov.br.

Uma vez logado, basta buscar pelo termo “meus benefícios” e ao clicar nessa opção, abrirá uma lista de coberturas solicitadas. Ao clicar em um deles, a situação pode ser monitorada.

  • acesso ao meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer o login (é necessário fazer o cadastro caso não seja cadastrado);
  • O nome do seu benefício aparecerá na tela inicial junto com o seu número. Caso queira consultar outros serviços, basta clicar na aba Serviços e selecionar o serviço desejado.
  • No aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
  • Informe seu CPF e senha para fazer o login (o cadastro é necessário caso você não seja cadastrado);
  • autorizar o uso de dados pessoais;
  • O nome do seu benefício aparecerá na tela inicial junto com o seu número. Para consultar os serviços disponíveis, clique no menu no canto superior esquerdo, indicado por três linhas horizontais.
  • O aconselhamento também é possível através da Central de Atendimento do INSS, tel. 135.

ultimas noticias