Sisu: Divulgado resultado da primeira chamada

Os resultados da primeira teleconferência do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 serão assim divulgados nesta terça-feira (28) no site oficial do processo seletivo. Para acessá-lo, é preciso fazer login em uma conta do Gov.br, o serviço digital do governo federal.

Os candidatos devem concluir o registro ou registro acadêmico na instituição escolhida assim entre 2 e 8 de março. A agência indicará por meio de edital a data, horário e local de atendimento aos candidatos.

O Sisu

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que auxilia alunos em seus estudos de graduação em universidades públicas assim de seus países de origem, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que seleciona assim os alunos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os alunos aprovados devem estar matriculados na instituição de ensino que recebeu assim a vaga para efetuar a matrícula. O prazo de inscrição vai de 23 de fevereiro a 8 de março.

Caso não sejam aprovados, os alunos podem assim se inscrever na lista de espera a partir de hoje. O prazo final é 8 de março, e o resultado da segunda teleconferência será divulgado no site do Sisu no dia 10 de março.

Neste semestre, o programa ofereceu 221.790 vagas em instituições públicas de ensino superior, sendo assim mais de 84,5% destinadas a instituições federais (universidades e institutos de pesquisa). As vagas ofertadas abrangeram assim 6.146 cursos de graduação em 125 instituições públicas de ensino superior.

Cronograma

  • Resultados da teleconferência regular: 22 de fevereiro
  • Tempo de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Período de inscrição: 23 de fevereiro a 8 de março.
  • Chamada para candidatos em lista de espera: 10 de março

Lista de espera

O processo seletivo do Sisu é feito com um único telefonema, mas a disputa por uma vaga pode ser feita por meio de lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 28 de fevereiro a 8 de março.

Nesta fase, os candidatos devem indicar apenas um dos dois cursos previamente escolhidos. A manifestação de interesse na lista de espera garante que os alunos esperem apenas pela oferta de vagas dentro do Sisu e que a inscrição ou matrícula acadêmica esteja condicionada à existência de vagas e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

O aluno selecionado em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter concluído a matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

ultimas noticias