Imposto De Renda: Receita credita valores de lote residual

A Receita Federal creditou hoje nas contas dos contribuintes as parcelas remanescentes das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de fevereiro de 2023, que foram regularizadas e liquidadas com o Ministério da Fazenda. Para saber se o nome está na lista, o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar no botão “Pedir Reembolso”.
Também é possível consultar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. Caso o contribuinte não conste assim da lista, ele deverá se dirigir à Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte e obter a declaração. Se houver pendências, você pode assim emitir uma declaração de retificação e aguardar o próximo lote de detalhes.

Como saber se estou na lista dos contemplados?

Para saber se o nome está na lista, o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida no botão “Pedir Compensação”. Também é possível consultar assim o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Foram considerados 179.065 contribuintes que declararam em anos anteriores. Entre eles, 4.256 tinham mais de 80 anos, 30.651 tinham entre 60 e 79 anos, 2.977 eram deficientes físicos ou mentais ou portadores de doenças graves e 10.146 tinham o ensino como principal fonte de renda.

Caso o contribuinte não conste da lista, ele deverá se dirigir à Central Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter um extrato. Se houver pendências, você pode emitir uma declaração de retificação e aguardar o próximo lote de detalhes.

Restituição imposto de renda

Se, por qualquer motivo, o reembolso não for creditado na conta informada no extrato (por exemplo, a conta foi desativada), o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil pelo prazo máximo de um ano. Nesse caso, o cidadão pode solicitar o crédito em qualquer conta bancária em nome próprio por meio do portal do BB, ou ligar para a central de atendimento do banco nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões). e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição após um ano, deverá solicitar a restituição no portal e-CAC. Uma vez na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Extratos”, clicar em “Meus Impostos de Renda” e depois no campo “Solicitar reembolso não trocado na rede do banco”.

ultimas noticias