Como conseguir conta gov.br nível Prata ou Ouro? Confira alternativas

Entenda a importância de conseguir ampliar o nível de segurança do portal do governo.

Publicado em 04/07/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O portal Gov.br foi criado com o objetivo de centralizar os acessos aos mais variados produtos e serviços digitais mantidos pelo governo para os cidadãos e pessoas físicas de uma forma geral. Ele funciona a partir de uma série de tecnologias que acabam sendo mantidas justamente pelo governo, mantendo um alto nível de segurança para controlar o acesso a informações que podem ser consideradas sensíveis.

Como conseguir conta gov.br nível Prata ou Ouro? Confira alternativas
Créditos: Divulgação

Além de ser um site que conta com uma série de serviços que podem ser acessados diretamente através desse endereço, o Gov.br acabou também sendo convertido em uma forma de autenticação de dados de segurança para acessar serviços de outras esferas públicas (municipal, estadual, federal e outros poderes). Ou seja, ao invés do cidadão ter que entrar com um login e uma senha diferentes para cada serviço, tudo pode ser acessado através da senha registrada nesse serviço.

Para garantir essa segurança, o governo criou diferentes níveis de autenticação. Cada um deles exige que as pessoas confirmem seus dados através de determinados tipos de métodos. E quanto mais elevado for esse nível, mais serviços poderão ser acessados através da conta Gov.br.

No momento em que o cidadão realiza seu primeiro acesso e cadastro no Gov.br, utilizando o site ou o aplicativo sem passar por alguns dos métodos de autenticação, o nível de segurança será o mais baixo, que é o Bronze. Existem ainda mais dois níveis de segurança: Prata e Ouro, que acabam exigindo autenticação mais segura e também oferecem acesso a mais recursos.

Por que elevar o nível de segurança da conta Gov.br?

Atualmente, o governo federal já concentra boa parte dos acessos aos seus sistemas através das credenciais mantidas no Gov.br. Portanto, ampliar o nível de segurança acaba sendo muito importante justamente para que as pessoas consigam ter acesso a um número maior de serviços digitais.

Apesar do nível de segurança considerado como básico, que é o bronze, permitir que as pessoas tenham acesso a uma série de serviços que estão digitalizados por parte do governo, ele ainda é considerado bastante restrito. Especialmente quando as pessoas acabam tendo que lidar com dados que possam ser considerados mais sensíveis ou então aqueles procedimentos e as solicitações mais complexas.

Dentre os serviços digitais que acabam exigindo que o cidadão tenha nível de segurança mais elevado, como Prata e Ouro, estão os seguintes:

  • Consulta e emissão da Carteira de Trabalho Digital
  • Assinatura de documentos eletrônicos com validade jurídica
  • Mais segurança e proteção dos seus dados pessoais no ambiente digital
  • Redução de exigências em processos que dependem de autenticação oficial
  • Acesso a serviços que exigem validação de identidade, como Meu INSS e Receita Federal
  • Possibilidade de se inscrever em concursos públicos, como o Concurso Nacional Unificado (CNU)

Como funcionam os níveis de segurança do Gov.br?

Conta Bronze

Para conseguir esse nível de segurança, basta fazer o cadastro via formulário online apenas com CPF ou informações do INSS. O cadastro também pode ser feito presencialmente nas agências do INSS e a validação dos dados nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Essa conta permite que a conta Gov.br seja acessada através do aplicativo do smartphone, mediante autenticação da biometria. Além disso, as pessoas também podem fazer sua prova de vida do INSS, mas utilizando o sistema de reconhecimento facial.

Conta Prata

Para conseguir ter acesso a esse nível intermediário de segurança é necessário que a mesma seja validada por biometria facial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dados bancários para uso em serviços de internet banking ou em bancos credenciados, assim como também o cadastro SIGEPE para servidores públicos.

Esse nível já libera uma série de funcionalidades, incluindo:

  • Visualizar e compartilhar documentos e dados digitais;
  • Utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica nos padrões ICP-Brasil;
  • Acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br;
  • Habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.

Conta Ouro

Já esse nível é considerado como o mais elevado de segurança dentro da plataforma. Para conseguir, é necessário fazer a validação de uma das duas formas seguintes:

  • Cadastro via validação biométrica: validação por Biometria Facial no balcão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Cadastro via certificado digital: validação e autenticação compatível com as especificações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BRASIL).

Esse nível garante que as pessoas tenham acesso a todos os recursos digitais do governo federal. Mas, mesmo com o nível Ouro, para fazer determinadas operações as pessoas ainda terão que passar por camadas extras de segurança, como o reconhecimento facial.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.