10 dicas para facilitar a aprovação do seu cartão de crédito

Confira algumas dicas que podem ajudar as pessoas que estão tendo dificuldades para conseguir um cartão.

Publicado em 11/07/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Obter um cartão de crédito é um dos principais objetivos financeiros que as pessoas têm, especialmente quando estão começando a entrar nesse universo de bancos, financeiras, contas, etc. Contudo, mesmo que o processo de solicitação dos cartões esteja bem mais fácil hoje em dia, algumas pessoas ainda podem ter dificuldade para conseguir a aprovação.

10 dicas para facilitar a aprovação do seu cartão de crédito
Créditos: Divulgação

A liberação de um cartão de crédito por parte de um banco ou de qualquer outra instituição financeira depende de uma série de fatores, incluindo uma análise feita no perfil do cliente, com base em todas as informações disponíveis. A ideia dessas empresas é realmente conseguir encontrar pessoas que tenham real capacidade de pagamento para que a concessão do crédito seja um negócio menos arriscado.

Para quem pretende começar a solicitar os cartões de crédito, ou ainda para aquelas pessoas que estão tentando e não estão conseguindo receber nenhuma resposta afirmativa, confira algumas dicas que podem ajudar a facilitar a aprovação:

Dica 1 – Tenha o nome limpo

A primeira e mais importante dica é ter o nome limpo, o que significa basicamente não ter nenhuma dívida inscrita em órgãos de proteção ao crédito como SPC ou Serasa. Esse é o filtro mais importante utilizado pelas empresas na hora de liberar, ou não, cartão de crédito para quem está solicitando.

Dica 2 – Aumente seu score

O score foi criado com o objetivo de fornecer uma visão mais específica da realidade e das condições financeiras dos consumidores. A pontuação leva em consideração uma série de fatores da vida financeira de uma pessoa, e não apenas o fato de estar com dívidas vencidas. Tentar ficar mais tempo com o nome limpo e manter os pagamentos das contas sempre em dia ajuda a aumentar o score.

Dica 3 – Tenha uma idade mínima

Muitos jovens, na ânsia de ter mais liberdade financeira, acabam tentando obter determinadas ferramentas que são liberadas apenas quando completam 18 anos de idade. Sempre que uma pessoa que ainda não tiver completado sua maioridade tentar fazer um cartão de crédito sozinha, sem que um adulto seja responsável, a proposta será negada.

Dica 4 – Tenha todos os documentos em mãos

No momento da solicitação do cartão de crédito, as pessoas precisam encaminhar alguns documentos considerados fundamentais para o cadastro e também para a análise. Dentre eles estão RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. É importante que todos os documentos tenham seus dados de acordo com os registrados em outros sistemas e órgãos de consulta.

Dica 5 – Tire ou envie uma foto de boa qualidade

Atualmente, boa parte dos pedidos de cartões de crédito são feitos de forma completamente autônoma, com as pessoas utilizando um aplicativo. E um dos procedimentos é o envio de uma foto, até mesmo para garantir maior segurança no pedido e evitar que as pessoas utilizem dados de terceiros. É importante seguir as orientações do aplicativo no momento da foto, tirando-a sempre em locais com boa luminosidade e sem bonés e acessórios.

Dica 6 – Não faça muitos pedidos de cartões ao mesmo tempo

Um erro bastante comum que muitas pessoas cometem quando estão pedindo novos cartões de crédito, especialmente quando estão buscando pelos primeiros, é fazer diversas solicitações ao mesmo tempo em diferentes empresas. Esse tipo de movimento não é interpretado de forma positiva pelos sistemas interligados dos bancos e das financeiras, podendo até mesmo negar os pedidos de forma automática.

Dica 7 – Mantenha sempre sua renda atualizada

As informações referentes aos rendimentos sempre devem ser as mais atualizadas possíveis. Caso a empresa solicite comprovante de renda, por exemplo, é muito importante que o documento enviado seja sempre o mais recente disponível, o que ajuda bastante no momento da análise.

Dica 8 – Tenha uma conta bancária

Algo que normalmente ajuda bastante as pessoas que estão tentando solicitar novos cartões de crédito é ter uma conta bancária, especialmente no banco que emite o cartão que ela está tentando solicitar. Com isso, a empresa consegue comprovar as informações de rendimentos de forma muito mais simples e fácil.

Dica 9 – Cuidado com a categoria do cartão que está sendo solicitado

Alguns cartões de crédito são destinados a pessoas com renda comprovada mais elevada, que demonstram mais capacidade de pagamento e que vão movimentar mais. Normalmente, as pessoas que estão começando sua vida financeira, mesmo que já estejam ganhando um salário acima da média, pedem os cartões considerados de entrada.

Dica 10 – Tenha o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um sistema que registra todas as movimentações consideradas como “boas” em relação às finanças do indivíduo. Esses dados podem ser consultados por outros bancos e empresas e ajudam na liberação de crédito.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.