Como fazer Pix com cartão de crédito? Saiba como fazer esse tipo de pagamento
Operação financeira permite transferências e pagamentos sem a necessidade de ter o dinheiro disponível na conta.
O Pix acabou surgindo para revolucionar a forma como os brasileiros lidam com dinheiro no dia a dia. O sistema criado e gerenciado pelo Banco Central, em parceria com as instituições financeiras, permite que sejam feitas transferências eletrônicas de valor de uma forma muito simples, rápida e segura. O dinheiro sai de uma conta bancária e entra em outra no mesmo instante.

Uma das principais características do Pix é a agilidade com que essa transferência é realizada. Isso permitiu a criação de um sistema de pagamento nos pontos de venda com Pix, uma vez que o sistema consegue identificar a transação e já liberar a nota fiscal, consequentemente a compra de um determinado produto ou a contratação de um determinado serviço.
Além disso, o Pix também acabou sendo adotado pelas pessoas físicas, transferindo dinheiro de uma conta para a outra de uma forma muito simples e fácil. O procedimento é feito diretamente através dos aplicativos dos bancos, por isso uma das exigências para utilizar o sistema é justamente que o usuário tenha um smartphone com o app instalado.
Além disso, outro critério para que o Pix aconteça é ter dinheiro na conta que está sendo utilizada para envio. Como a transferência acontece nesse mesmo momento, na prática é como se uma pessoa estivesse tirando dinheiro físico da sua carteira e entregando nas mãos de um terceiro.
Mas, rapidamente, o mercado financeiro criou alguns produtos financeiros com o objetivo de atender algumas demandas e, justamente, utilizar o Pix. Nesse contexto, foi criado o Pix Parcelado com cartão de crédito. Entenda como esse tipo de operação financeira funciona e conheça alguns bancos e serviços financeiros que permitem esse tipo de movimentação.
O que é o Pix Parcelado?
O Pix Parcelado é uma operação de crédito intermediada por um banco ou por uma instituição financeira que visa o fornecimento de um empréstimo temporário para que uma operação de Pix seja realizada. Ao invés de utilizar o dinheiro ou o limite disponível na conta, os clientes que optam pelo Pix Parcelado buscam outras fontes de crédito.
A forma mais comum conhecida de realizar o Pix Parcelado é o cartão de crédito. Basicamente, ele permite que as pessoas utilizem o limite que está disponível no cartão de crédito como garantia de pagamento do Pix. Na prática, a transação, para quem envia, funciona como uma compra parcelada no cartão. Já para quem recebe, o Pix cai na conta normalmente, sem indicativo da fonte.
Como uma operação de crédito, existe a cobrança de juros e também de algumas taxas, que variam de acordo com o banco ou com a instituição financeira escolhida. Os juros incidem sobre o valor e também levam em consideração as parcelas. Portanto, quanto maior o número de parcelas, maior será a cobrança de juros.
Onde fazer Pix com cartão de crédito?
Nubank
Os clientes que possuem uma conta Nubank conseguem utilizar o limite do cartão de crédito Nubank para enviar Pix parcelado. O procedimento é feito diretamente através do aplicativo da instituição financeira. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, com as parcelas sendo cobradas diretamente das faturas. A taxa de juros cobrada é de 3,99% ao mês, acompanhada de cada parcela da compra, e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que varia entre 0,38% e 3,38%.
RecargaPay
A carteira digital RecargaPay, que também oferece aos seus clientes uma opção de conta completa e gratuita, também oferece esse recurso. O pagamento pode ser feito tanto através do cartão de crédito emitido pela própria empresa como também por outros cartões de crédito que podem ser cadastrados na mesma plataforma. A taxa cobrada é de 4,49%, mas que pode ser reduzida para assinantes do RecargaPay Prime+.
Digio
O banco digital Digio também oferece aos clientes a possibilidade de fazer Pix Parcelado utilizando o limite do cartão de crédito próprio. Para liberar a função, é necessário que o cliente tenha esse cartão já liberado e disponível no seu perfil. O banco garante que até 40% do limite do cartão possa ser transformado em crédito para o envio do Pix. A taxa cobrada é de até 9,9% ao mês.
Conta BV
Os clientes do banco BV podem utilizar o limite completo disponível no seu cartão de crédito, desde que não ultrapasse o limite máximo de R$ 1 mil em transações diárias. A empresa garante que não há cobrança de taxa de juros pelo Pix com cartão, somente a taxa do IOF (0,38% + 0,011% ao dia).
PicPay
Uma das maiores carteiras digitais do Brasil permite que o Pix parcelado seja feito utilizando o limite dos próprios cartões emitidos como também de outros cartões que podem ser cadastrados. O mesmo pode gerar cashback para o cliente. A taxa de juros é de 4,99% do valor total.