O que é anuidade do cartão? Saiba mais sobre essa cobrança
Cobrança aparece na fatura e varia de acordo com o tipo de cartão emitido.
O cartão de crédito é uma ferramenta de pagamento que acabou se tornando bastante popular no mundo inteiro. No Brasil, as pessoas acabaram adotando o cartão para as compras que são feitas no dia a dia, além daquelas que são compras de valores maiores e que o cliente pode parcelar. E isso se dá especialmente pela expansão da rede e da tecnologia que permite essas transações.

Além disso, o crescimento e a estabilidade da economia brasileira permitiram que muitos bancos e instituições financeiras surgissem, especialmente no modelo de fintech. Com isso, aumentou consideravelmente a concorrência não apenas entre as empresas mas também em relação aos produtos financeiros ofertados, incluindo os cartões de crédito.
Como normalmente acontece nessas situações, a concorrência faz com que aconteçam mudanças na forma como os produtos e os serviços chegam ao consumidor. Algumas regras que anteriormente eram adotadas basicamente como padrão acabam sendo alteradas e até mesmo deixadas de lado, justamente para que exista um diferencial competitivo.
Antigamente, quando os cartões de crédito começaram a ser emitidos e quando eles ainda dependiam de um sistema que era mais analógico do que eletrônico para ser aceito, normalmente as pessoas tinham que pagar uma taxa todos os meses na fatura. Esse valor era destinado justamente para a manutenção do sistema como um todo. Essa era a anuidade
Mas, nos últimos anos, ela acabou deixando de ser uma regra e passou a ser adotada de uma forma mais estratégica. Saiba mais sobre como funciona essa cobrança:
O que é a anuidade do cartão de crédito?
A anuidade uma tarifa cobrada pela empresa que emite e administra o cartão de crédito. Esse é um valor que não está atrelado a nenhuma compra específica, sendo utilizado basicamente para custear parte dos serviços oferecidos e para a manutenção de uma forma geral de toda a rede utilizada para que esses pagamentos, de fato, aconteçam.
Apesar de ter ganhado esse nome, que foi padronizado e adotado pelas prestadoras de serviço de uma forma geral, a anuidade não é uma tarifa cobrada apenas uma vez por ano. Ela possui como referência o valor do período de 12 meses, mas sempre é dividida em 12 parcelas. fazendo com que as pessoas paguem todos os meses uma parte na sua fatura.
Tipos de anuidade cobrada nos cartões de crédito
Fixa
Esse é o modelo que acaba sendo adotado pela grande maioria das operadoras e emissoras de cartões de crédito. Ele acaba sendo previamente definido e não muda ao longo do ano inteiro. A forma mais comum de cobrança é que ela apareça na fatura em $12text{ parcelas mensais}$, mas também existe a possibilidade dela ser paga uma vez por ano, no seu valor integral.
Independentemente do valor gasto no cartão e, até mesmo, caso o cliente passe um período inteiro sem utilizar essa forma de pagamento, a anuidade vai acabar aparecendo na fatura, exigindo que a pessoa faça o pagamento.
Variável
Esse é um modelo que acabou sendo adotado mais recentemente por grande parte dos emissores de cartões, mas com nomes diferentes. Basicamente o valor da anuidade acaba mudando de acordo com o comportamento do cliente e a forma como ele usa não apenas o cartão, mas também outros serviços do mesmo banco.
Atualmente o mais comum é que os clientes consigam garantir descontos, que podem chegar a 100%, caso eles consigam atingir determinados objetivos. Por exemplo, caso a fatura do mês chegue ao valor de R$ 4 mil, o cliente ganha 100% de desconto naquela fatura. Agora, caso fiquem em R$ 2 mil, o desconto fica em 50%.
Os bancos podem adotar diferentes critérios, de acordo com sua estratégia, como oferecer desconto para quem mantém uma chave Pix cadastrada na conta criada no mesmo banco emissor do cartão, ou ainda manter uma determinada quantidade de dinheiro depositada como investimento.
Outros tipos de anuidade de cartão
- Convencional – Aquela que acaba sendo definida pelo banco como um valor total e normalmente é cobrada em poucas parcelas, entre uma e três vezes;
- Diferenciada – Modelo que combina flexibilidade com recorrência.
A anuidade pode ser negociada?
Algo que se tornou bastante comum durante a década de $90$ e durante os anos 2000 era a negociação da anuidade. Basicamente os clientes entravam em contato com a operadora do cartão e abriam uma negociação individual para um desconto ou até mesmo o abono completo dessa anuidade. Hoje em dia essa prática não é mais tão comum, com as operadoras preferindo manter regras específicas e definidas para sua política de descontos.
O que significa quando o cartão de crédito é “gratuito”?
Basicamente essa foi a denominação adotada pelo mercado para indicar aqueles cartões de crédito que não possuem cobrança de anuidade Mas isso não isenta o cliente de pagar outras taxas que possam ser geradas durante o uso do cartão.