O que é cartão de crédito com Limite Garantido?
Entenda como funciona esse tipo de cartão de crédito que pode ser liberado até mesmo para as pessoas que estão com o nome sujo.
O cartão de crédito é uma ferramenta de pagamento que, como o próprio nome já adianta, é uma linha de crédito de curto prazo e renovável. Ele permite que as pessoas façam os mais variados tipos de pagamentos com um prazo para o pagamento, tanto das compras em parcela única quanto das parceladas.

No momento em que o cliente passa o cartão de crédito na máquina para que sua compra seja liberada, o vendedor passa a ter o direito de receber o dinheiro daquela venda em um determinado prazo, que varia de acordo com o período definido na proposta de acordo assinada.
Esse valor sai de um limite que é aprovado pelo banco ou pela instituição financeira que emite esse cartão para o cliente. O banco assume basicamente aquela dívida, tendo o compromisso de repassar o valor da compra para o vendedor e, posteriormente, realizar a cobrança dos titulares, através da fatura do cartão.
Esse é basicamente o funcionamento de um cartão de crédito convencional, que exige que as pessoas tenham um limite aprovado para poder utilizar o cartão nas compras do dia a dia. Caso o titular do cartão não faça o devido pagamento das contas que aparecem na fatura, por exemplo, ele terá essa dívida com o banco.
Com isso, existem alguns critérios que são utilizados pelas empresas para decidir se vão emitir um cartão de crédito para alguém ou não. E um dos principais é o histórico financeiro, especialmente se a pessoa está com o nome sujo ou não.
Mas existem também outros formatos de cartões de crédito que se tornaram muito populares no Brasil, como o cartão com Limite Garantido. Esse tipo de cartão funciona de forma completamente diferente e pode, inclusive, ser liberado para quem está com o nome sujo.
Entenda como funciona o cartão com Limite Garantido e conheça suas principais vantagens.
Como funciona o cartão com Limite Garantido?
Basicamente, estamos falando de um cartão de crédito cujo limite não é liberado e garantido pelo banco ou pela instituição financeira, e sim pelo próprio titular. Os clientes que possuem esses cartões de crédito podem criar seus limites a partir de depósitos de dinheiro, que passam a ser mantidos como garantia de pagamento das compras feitas utilizando aquele cartão.
Por que as empresas criaram o cartão com Limite Garantido?
Em um primeiro momento, esse cartão pode ser visto como uma ferramenta inútil para a grande maioria das pessoas, uma vez que a maioria delas busca um cartão justamente para conseguir essa linha de crédito com o banco, sem ter que se preocupar em gastar o próprio dinheiro.
Mas existem diversas vantagens para determinados públicos. Uma delas é o fato de o cliente ter a possibilidade de utilizar um cartão de crédito no dia a dia sem depender de uma análise do banco. Além disso, como o limite é construído pelo próprio cliente, não existe o risco de gastar mais do que poderia e contrair uma dívida que pode se tornar bem cara.
Por outro lado, essa é uma opção muito interessante para quem está pensando em investir dinheiro ou para quem já investe dinheiro. Boa parte desses cartões possuem sistemas nos quais o dinheiro utilizado como garantia do limite fica aplicado em uma opção de investimento, gerando renda para a pessoa.
Principais desvantagens dos cartões com Limite Garantido?
Mas existem também algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração por quem faz esse tipo de cartão de crédito e o utiliza no seu dia a dia. A primeira delas é justamente exigir que a pessoa tenha esse valor disponível para manter como garantia do limite.
Além disso, os clientes também ficam dependentes somente dos seus investimentos para aumentar esse limite, apesar de algumas empresas ofertarem alguns bônus adicionais de limite sobre o valor investido.
-
Principais cartões de crédito com Limite Garantido disponíveis no mercado
- PicPay Mastercard Gold: O cartão de crédito oferecido pela carteira digital PicPay trabalha com essa lógica na qual o cliente constrói o seu próprio limite. O cliente pode depositar diretamente o dinheiro em um cofrinho do cartão, que oferece um rendimento enquanto é utilizado como limite. Mas também pode utilizar o dinheiro disponível na conta como limite.
- Cartão C6 Bank: O banco digital C6 conta com diversas opções de cartões de crédito em seu portfólio, a maioria com limite oferecido pela própria instituição. Mas também é possível criar ou aumentar o seu limite investindo dinheiro no CDB do banco.