O que são milhas aéreas? Entenda como funcionam e como acumular mais
Saiba como os programas de fidelidade podem ajudar a conseguir passagens aéreas gratuitas para os mais variados destinos.
Muito se fala sobre as milhas aéreas, mas as pessoas que estão entrando na sua vida adulta e que ainda estão começando a entender e utilizar os mais variados produtos e serviços financeiros podem acabar não entendendo ao certo do que se trata. Além disso, pessoas que nunca viajam de avião podem achar que esses programas acabam não lhes trazendo nenhum benefício.

Mas é importante entender que, de uma forma geral, as milhas aéreas, que em determinados casos podem ser pontos em programas de fidelidade, funcionam basicamente como uma moeda paralela. Portanto, elas possuem o seu valor e podem ser resgatadas das mais variadas formas, inclusive por quem não pretende se deslocar por vias aéreas tão cedo.
O que são as milhas aéreas?
As milhas aéreas são pontos oferecidos pelas companhias de aviação em caráter de bonificação para os seus clientes quando eles utilizam determinados serviços. O mais comum é que eles acabem acumulando esses pontos na medida em que voam com essa mesma empresa, para cada passagem adquirida e utilizada em seu nome.
Mas as milhas aéreas também acabaram sendo adotadas como prêmios e bônus de fidelidade oferecidos por empresas do setor financeiro para os seus clientes, especialmente usuários de cartões de crédito. Com isso, elas incentivam um aumento ou a concentração de compras em um mesmo cartão, garantindo a fidelidade e aumentando sua receita com as taxas cobradas por transação das empresas.
Como acumular milhas aéreas?
Existem basicamente duas formas de acumular as milhas aéreas. A primeira delas é viajando por uma companhia aérea. Nesse caso, normalmente os clientes precisam estar devidamente inscritos no programa de fidelidade da empresa, justamente para que ela possa creditar os pontos. Além disso, também é importante adquirir uma passagem de categoria que seja considerada como elegível.
Atualmente, as empresas de aviação oferecem aos seus clientes a possibilidade de adquirir passagens de diferentes categorias, que interferem diretamente no seu custo. Algumas delas podem acabar não sendo convertidas em milhas, normalmente são as opções mais baratas, que são destinadas justamente aos clientes que acabam voando apenas em situações específicas, com um tempo mais espaçado.
Uma outra forma é utilizar o cartão de crédito. Nesse caso, também será preciso ter um cartão que seja considerado como elegível, que basicamente são aqueles que oferecem pontos em programas de fidelidade. Alguns deles possuem parceria direta com as companhias aéreas, convertendo seus pontos em milhas. Já outros permitem que as pessoas acumulem os pontos e convertam através de outros serviços.
Existe diferença entre pontos e milhas?
Na prática, não existe mais diferença entre pontos e milhas, sendo que ambas acabam sendo as denominações das “moedas virtuais” que acabam sendo creditadas para os usuários em caráter de bônus por utilizar determinados serviços das empresas.
Mas é importante ressaltar que existe diferença nos valores de cada ponto ou de cada milha, mas isso não depende especificamente dos nomes que são dados para as unidades, e sim pelo valor, de fato, que cada empresa acaba dando para seus pontos e suas milhas na hora da conversão.
Como começar a acumular milhas?
Inscreva-se nos programas de fidelidade
Antes de mais nada, será preciso ser inscrito nos programas de fidelidade. Mesmo que o usuário esteja utilizando um cartão e os pontos estejam sendo creditados na sua conta, na maioria dos casos ele terá que abrir uma conta específica nas empresas dos programas de fidelidade, mesmo que sejam da própria companhia aérea.
Voe com a empresa escolhida
O ideal, para que as pessoas consigam acumular uma determinada quantidade de milhas que permita a troca por passagens ou outros serviços, seria que o cliente sempre escolhesse viajar com uma mesma empresa. Mas sabemos que, a realidade da maioria, é voar sempre na mais barata. Mas é importante ser inscrito em todos os programas de fidelidade para garantir, justamente, que todos os pontos sejam creditados.
Concentre os gastos no cartão escolhido
Ao escolher um determinado cartão de crédito que ofereça pontos ou milhas, é muito importante que as pessoas tentem concentrar os seus gastos justamente nessa forma de pagamento. Normalmente, a conversão é feita do valor total da fatura em pontos. Ou seja, quanto mais alta a fatura, maior será a quantidade de pontos que o cliente vai ganhar.
Fique de olho nas promoções
Existem diversas promoções feitas pelas empresas que administram os serviços de fidelidade e seus parceiros que acabam tendo como principal objetivo aumentar a quantidade de pontos ou de milhas disponível, ou até mesmo conseguir um valor melhor no momento do resgate. Por isso, fique de olho nos programas de fidelidade que o usuário atualmente pontua para identificar oportunidades de resgates ou de transferências bonificadas.