5 formas diferentes de pagar com o Pix no dia a dia
Confira diversas alternativas de pagamento que esse sistema oferece.
O Pix é um sistema que acabou modificando completamente a relação que os brasileiros possuem com o dinheiro no dia a dia. Além de facilitar muito a transferência de dinheiro entre contas, independentemente do motivo, o sistema também se transformou rapidamente na principal forma de pagamento, superando outros métodos consagrados.

Uma das principais características do Pix é que ele não foi pensado como um sistema fechado, criado apenas para uma determinada atividade e com apenas uma funcionalidade. Na verdade, ele foi criado de tal forma que pode ser ampliado com o tempo, com a inclusão não apenas de novas funções, como também na adoção de novas medidas para tornar o procedimento ainda mais seguro.
Atualmente, o Banco Central registra milhões de usuários e de chaves cadastradas. Além disso, o sistema continua registrando, mês após mês, recordes nas quantias de dinheiro movimentadas utilizando os diferentes sistemas e recursos que podem ser encontrados dentro da plataforma Pix.
Como estamos falando de um sistema em constante evolução, nem todo mundo pode conhecer todas as formas de pagamento e as transações possíveis de serem feitas utilizando o Pix. Algumas delas, inclusive, podem tornar ainda mais fáceis determinadas tarefas do dia a dia, como o pagamento de contas recorrentes.
Conheça 5 formas de pagamento pelo Pix que já podem ser utilizadas no dia a dia:
Pagamento com chaves de transferência
A principal forma de pagamento e transferência de recursos utilizando o Pix tem como base as chaves. Essas são informações básicas que podem ser utilizadas pelos usuários e que permitem que as contas sejam reconhecidas com apenas um dado, sem a necessidade da pessoa ter que informar banco, agência, CPF e outras informações que até então eram necessárias.
São 3 os tipos de chaves fixas que podem ser utilizadas pelos usuários: CPF, e-mail e telefone celular. Cada uma delas pode ser cadastrada em um banco por vez e, com exceção do CPF, é necessária a confirmação através de autenticação do código enviado por mensagem eletrônica.
Além disso, os usuários ainda podem gerar um código único no aplicativo do seu banco. Nesse caso, a informação não depende de um dado fixo, mas o código é único e pode ser gerado para cada banco.
Pagamento via QR Code
Esse é o recurso que foi criado e que permite que as pessoas façam os pagamentos das suas compras de uma forma simples e rápida nos estabelecimentos que aceitam Pix. No momento em que o cliente passa a compra no caixa, ao final da conta, é liberado um QR Code único válido para aquela operação.
Com um smartphone, através do aplicativo do banco, os clientes podem fazer a leitura desse QR Code. Na tela vão aparecer as informações completas de identificação de quem está recebendo o dinheiro, bem como o valor que está sendo cobrado. Basta confirmar e aguardar alguns segundos para que o sistema do vendedor reconheça o pagamento.
Além disso, usuários pessoa física também podem gerar QR Codes fixos do seu Pix, permitindo que ele envie ou imprima o código para facilitar o envio de dinheiro pelas outras pessoas.
Pagamento via copia e cola
Outra forma de fazer pagamentos via Pix é utilizando o sistema copia e cola, que basicamente funciona criando o código único mencionado anteriormente. Nesse caso, o código sempre deve ser gerado pela pessoa que vai receber o dinheiro, como se fosse uma espécie de cobrança.
No momento da criação do código, a pessoa ou a empresa que vai receber o pagamento já define o valor e também pode definir uma data de vencimento. Depois, esse código pode ser compartilhado através de mensagem enviada para quem vai fazer o pagamento. Por último, basta copiar e colar esse código na área correspondente do aplicativo para que os pagamentos sejam enviados.
Como fazer pagamento agendado via Pix
Os usuários do sistema também podem agendar um determinado pagamento ou uma determinada transferência para outra conta via Pix. Esse procedimento utiliza basicamente todas as formas anteriores, podendo ser tanto feito via as chaves quanto através do QR Code e até do código copia e cola.
Basicamente, no momento da confirmação do Pix, os aplicativos dos bancos solicitam uma confirmação se o usuário deseja enviar o Pix naquele momento ou em uma data posterior. Basta escolher o dia que será gerado um comprovante de pagamento.
Como fazer pagamento via Pix Automático
Essa é a forma mais recente criada pelo Banco Central e que permite que as pessoas adotem um sistema de pagamento automático de contas recorrentes. Ele funciona de uma forma muito parecida com o débito automático, com a empresa enviando um QR Code para o cliente que deve ser lido para autorizar a cobrança recorrente.