5 gastos invisíveis que podem estar acabando com seu orçamento

Aprenda a identificá-los e saiba como tentar reduzir o impacto que eles possuem no orçamento familiar.

Publicado em 13/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A grande maioria das pessoas acabam passando pelos mesmos problemas quando o assunto é financeiro. Basicamente elas sempre acreditam que estão ganhando menos do que deveriam e que precisariam. E, de fato, essas pessoas acabam não conseguindo chegar ao final do mês com dinheiro sobrando. Muitas nem conseguem pagar todas as suas contas.

5 gastos invisíveis que podem estar acabando com seu orçamento
Créditos: Divulgação

Pode até mesmo existir algum tipo de tentativa de controle de orçamento, mas chega em um determinado momento do mês que ainda falta dinheiro. E, o pior, é que muitas delas não conseguem identificar e afirmar, de fato, onde elas estão gastando e o que elas teriam que fazer para economizar.

Muitos especialistas afirmam que a culpa pode estar no que é chamado de gastos invisíveis. Entenda o que é esse conceito, quais são as contas que podem ser classificadas dessa forma e aprenda como fugir, ou pelo menos tentar reduzir o impacto.

O que são os gastos invisíveis?

Basicamente os gastos invisíveis não são, de fato, completamente escondidos de um olhar um pouco mais atento. Mas basicamente são aquelas contas que fazem com que as pessoas gastem uma boa quantidade de dinheiro, mas que não estão no radar do orçamento.

Por exemplo, a grande maioria dos adultos que são os responsáveis pelo pagamento das contas no dia a dia sabem, em média, quanto eles gastam com as principais contas de consumo, como água, luz e telefone. Eles também sabem os valores das parcelas de algumas das principais prestações que eles assumiram, como financiamentos imobiliários e empréstimos.

Esses são os valores que acabam entrando na mira do orçamento, e que normalmente são levados em consideração no momento do planejamento. O problema está nos outros gastos, que muitas vezes são pequenos, mas que quando somados fazem toda a diferença e podem, inclusive, fazer com que o dinheiro não dure.

Principais gastos invisíveis

Anuidade dos cartões e outras taxas

Apesar do mercado financeiro estar repleto de oportunidades, nos dias de hoje, de serviços mais baratos, até mesmo gratuitos, ainda existem muitos clientes que pagam taxas de serviços financeiros que não entram no orçamento.

As mais comuns são a anuidade do cartão e as taxas de manutenção de contas. Hoje em dia existem muitas opções de contas gratuitas que podem ser utilizadas no dia a dia. Já no caso dos cartões, é importante avaliar se aquela anuidade está sendo convertida em algum benefício.

Aplicativos de delivery e transporte

Atualmente um dos grandes vilões do orçamento doméstico é o aplicativo que permite que as pessoas peçam comida na sua casa ou chamem um transporte particular de uma forma rápida e confortável. Nem sempre os valores de cada pedido são tão elevados, mas muitas vezes as pessoas simplesmente não levam em consideração.

Nesse caso, a melhor forma é definir um limite de gastos para os aplicativos, especialmente de delivery. Pode ser interessante utilizar até mesmo um cartão de crédito pré-pago ao invés do cartão de crédito convencional.

Assinaturas de streamings e outros apps

Outros serviços que se tornaram bastante comuns são os streamings. Eles acabaram se tornando muito interessantes pois permitem que as pessoas tenham acesso a uma grande quantidade de conteúdos de uma forma simples e rápida. O problema está na grande quantidade de serviços disponíveis e no aumento considerável de preços nos últimos anos.

O ideal é fazer uma revisão em todas as assinaturas que estão sendo pagas, inclusive as de alguns aplicativos, para verificar o que de fato está sendo utilizado e que ainda pode ser considerado vantajoso e cancelar o resto.

Contas de telefonia móvel

A internet se tornou um dos serviços de consumo mais importante dentro das casas e das empresas, sendo comparada com luz e água. Mas, no caso dos telefones celulares, o padrão de utilização mudou completamente. Hoje em dia boa parte da comunicação se dá através de dados, e não minutos.

As pessoas que possuem contas pós-pagas de telefone móvel, especialmente as mais antigas, devem rever esse serviço. É importante identificar o que de fato está sendo utilizado e passar a pagar apenas planos que sejam focados nessa demanda.

Cafés e lanches no dia a dia

As pessoas que passam muito tempo fora de casa, seja trabalhando, estudando ou fazendo qualquer outro tipo de atividade, estão suscetíveis aos mais variados gastos. E aquela passadinha na padaria todos os dias, por mais que a conta seja pequena, pode fazer uma grande diferença.

Nesse caso, para conseguir controlar melhor o orçamento a dica é passar um tempo anotando tudo o que é gasto no dia a dia e fazer uma avaliação do impacto. Caso ele seja realmente relevante, será importante encontrar formas de economizar, como levar seus próprios lanches.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.