7 coisas que você deve parar de fazer imediatamente para conseguir guardar dinheiro

Confira alguns comportamentos automáticos que muitas pessoas acabam tendo e que, na prática, estão fazendo com que elas percam dinheiro.

Publicado em 17/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitos adultos possuem problemas financeiros, sendo esse um dos principais problemas da nossa sociedade moderna. Em determinados casos, essas pessoas simplesmente não conseguem pagar suas contas pelos baixos salários e pelo alto custo de vida. Já outras não conseguem controlar a forma como esse dinheiro é gasto.

7 coisas que você deve parar de fazer imediatamente para conseguir guardar dinheiro
Créditos: Depositphotos

O segundo caso normalmente é bastante emblemático e atinge pessoas de todas as classes sociais. Existem muitas coisas que são feitas, individualmente ou coletivamente, e que acabam se tornando exemplos de como perder ou gastar dinheiro de uma forma descontrolada.

E essa falta de real noção das causas e consequências de algumas das atitudes que acabam sendo incorporadas e fazendo parte da rotina, muitas vezes de forma inconsciente, dificulta a vida financeira. Essas pessoas possuem dificuldades para conseguir guardar dinheiro e adquirir um bem que seja mais caro e importante, por exemplo. Ou elas simplesmente não conseguem pagar todas as contas no final do mês.

Confira alguns desses comportamentos, bastante comuns na vida de várias pessoas, que na prática estão levando à perda de dinheiro todos os dias.

Contratar empréstimos apenas para ter dinheiro na conta

Hoje em dia é relativamente fácil conseguir empréstimos. Se a pessoa possui uma fonte de renda recorrente, se ela não está com o nome sujo e se ela é cliente de bancos, tanto os tradicionais quanto os digitais, a chance de que ela tenha algum tipo de empréstimo pré-aprovado é grande.

E muitas pessoas acabam tomando esses valores sem nenhum tipo de objetivo específico, seja pagar uma conta, ou adquirir um bem ou serviço que está sendo muito necessário naquele momento. Na prática, é como se ela estivesse pegando um empréstimo apenas para ter dinheiro parado e disponível na sua conta.

Mas esse acaba sendo um grande erro, na medida em que o Brasil ainda é um país que possui uma taxa de crédito de valor bastante elevado. Por conta disso, essas taxas de juros vão acabar fazendo com que elas contraiam uma grande dívida, sem necessidade.

Comprar algo apenas pela promoção

Com a grande quantidade de produtos e serviços que estão disponíveis para compra atualmente na nossa sociedade, é sempre muito fácil encontrar uma promoção. E essas normalmente devem ser encaradas como excelentes oportunidades para economizar dinheiro.

O problema é que elas também podem acabar sendo utilizadas justamente como oportunidades para que as pessoas consumam cada vez mais, adquirindo bens e serviços que não são necessários, apenas pelo desconto. Nesse caso, é sempre importante avaliar bem a real necessidade daquela compra antes de adquirir algo apenas pelo desconto.

Comprar algo por indicação do meu influenciador favorito

Hoje em dia, o grande mercado de publicidade está concentrado nas redes sociais. As marcas inteligentes sabem disso e investem cada vez mais na publicidade feita através dos influenciadores digitais, que possuem uma participação cada vez mais significativa na vida dos consumidores.

Eles realmente podem acabar oferecendo dicas interessantes e trazendo oportunidades de produtos e serviços, mas é fundamental ter uma análise crítica sobre o conteúdo que está sendo consumido.

Acreditar em soluções e promessas mágicas

Não existe nenhuma solução ou promessa mágica que vai fazer com que as pessoas fiquem ricas da noite para o dia investindo pouco e sem contar com a sorte. Mas esse tipo de gatilho segue sendo utilizado o tempo todo e funciona, pois acaba lidando com uma área do nosso cérebro muito específica.

É muito importante saber que, sim, existem algumas dicas e algumas estratégias que podem fazer com que as pessoas consigam ganhar um pouco mais de dinheiro, especialmente quando estamos falando sobre investimentos, mas ela não vai fazer a pessoa ficar rica de uma hora para a outra. São apenas oportunidades que podem fazer com que as pessoas consigam resultados um pouco melhores.

“Só se vive uma vez”

Essa acaba sendo uma das frases mais utilizadas pelas pessoas que desejam encontrar algo que justifique comportamentos que, no fundo, elas sabem que são irresponsáveis do ponto de vista econômico. Basicamente, revela um profundo desejo por compras feitas no impulso, que normalmente vão trazer um pico de felicidade ou de euforia, que vai durar pouco.

É muito importante ressaltar que ninguém acredita que as pessoas viverão uma vida completamente regrada e livre de qualquer gasto que traga alegria. Mas até mesmo isso pode ser feito com um mínimo de planejamento, quando as pessoas conseguem definir uma determinada quantidade de dinheiro especialmente para esses gastos que surgem diante da vontade.

Crédito é parte do salário

Nem o limite do cartão de crédito e muito menos o limite do cheque especial deve ser considerado como parte do salário.

Não investir pouco dinheiro

Qualquer quantia que consiga ser reservada e aplicada vale a pena, especialmente para quem deseja começar a criar esse hábito.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.