Como pagar boleto vencido? Aprenda a regularizar a situação

Veja como evitar problemas maiores ao fazer o pagamento de contas, mesmo depois da sua data de vencimento.

Publicado em 23/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Nem todo mundo consegue manter os seus pagamentos em dia. Afinal de contas, são os mais variados boletos que um adulto comum precisa pagar ao longo do mês. Determinadas pessoas simplesmente não conseguem manter uma organização pessoal para lembrar de todas as datas. Mas também existem aqueles que simplesmente não conseguem pagar pela falta de dinheiro.

Como pagar boleto vencido? Aprenda a regularizar a situação
Créditos: Divulgação

A partir do momento que o boleto vence, os titulares daquela conta precisam lidar com algumas consequências, sendo a principal a aplicação de multas e taxas de juros sobre os valores que não foram pagos até o dia estipulado. Tudo isso vai variar de acordo com o contrato e suas cláusulas que foram assinados.

No caso das empresas que prestam serviços regulares para os seus clientes, a partir do momento que o boleto vence, elas já correm o risco de sofrer com a interrupção dos mesmos, mesmo que a grande maioria delas trabalhe com datas de tolerância. No caso dos serviços financeiros, os juros podem se tornar extremamente elevados para quem não consegue manter os pagamentos em dia.

Mas também existe uma outra dificuldade que os consumidores enfrentam a partir do momento que o seu boleto passa da data de pagamento. Em alguns casos, esse documento não permite que o pagamento seja feito posteriormente. Nesse caso, o consumidor ainda precisa encontrar outros meios de quitar o seu débito.

Saiba mais sobre como pagar boletos vencidos e resolver problemas financeiros.

O que acontece quando um boleto vence?

A partir do momento que um documento emitido com uma ordem de pagamento, que é basicamente o boleto, ultrapassa a sua data de vencimento sem que o pagamento seja, de fato, consolidado, essa conta passa a ser considerada como em atraso.

A partir desse momento, existem diferentes procedimentos e protocolos que podem ser seguidos de acordo com a empresa ou com a instituição que emite esse boleto. Em alguns casos, o pagamento pode ser feito em atraso, e posteriormente os juros e as taxas geradas são cobradas em um boleto futuro.

Em outros casos, os clientes precisam entrar em contato com a instituição que emite o documento, com o objetivo de conseguir obter uma nova ordem de pagamento, um novo boleto que permita que a conta seja paga, já com a adição dos juros e das taxas e multas que podem ser cobradas.

Com quantos dias de atraso ainda posso pagar um boleto atrasado?

Não existe uma quantidade de dias que são levados em consideração, de forma padrão, para definir o que pode e o que não pode ser feito com um determinado boleto. Basicamente, os juros, multas e outras taxas que estão previstas em contrato já podem começar a ser aplicadas a partir do primeiro dia de atraso.

Mas a data de vencimento do documento em si varia de acordo com a empresa ou com o órgão. Por isso, a melhor forma de obter essa informação é justamente um contato direto com quem aguarda esse pagamento, para saber se aquele documento ainda é válido.

Quais os valores que incidem sobre um boleto atrasado?

Basicamente, existem alguns conjuntos de valores que incidem a partir do momento que o titular do boleto deixa de fazer o pagamento em dia e quita ele com atraso. Mais uma vez, nesse caso, é muito importante conferir o contrato assinado para saber os valores e como eles são cobrados.

Os mais comuns são os seguintes:

Multa por atraso – é um valor fixo aplicado sobre o boleto vencido, geralmente entre 2% e 5% do valor total, conforme as regras do Código de Defesa do Consumidor.

Juros diários – além da multa, podem ser cobrados juros diários, normalmente em torno de 0,033% do valor do boleto por dia de atraso.

Encargos adicionais – em alguns casos, especialmente para boletos de financiamento ou consórcio, podem ser aplicadas taxas administrativas adicionais.

O que fazer com um boleto atrasado?

Opção 1: Atualize o documento junto ao banco

A partir do momento que o boleto que o cliente possui em mãos não for mais aceito pelo sistema de pagamentos, uma das possibilidades é atualizar o documento diretamente junto à instituição financeira que emitiu o mesmo. Basta acessar a página de "Boleto vencido" (ou algo parecido) e preencher os dados solicitados, como o código de barras original e o CPF ou CNPJ do pagador. O sistema gera um novo boleto com o valor atualizado e a nova data de pagamento.

Opção 2: Acesse aplicativos ou sites das empresas

A maioria das empresas que emitem os boletos podem também emitir a 2ª via do mesmo documento, seja atualizado ou não. Uma dica é conferir diretamente o aplicativo da instituição ou site.

Opção 3: Visite uma agência física

Em alguns casos, os clientes também podem visitar uma agência física com o objetivo de emitir o boleto em questão. Nesse caso, os atendentes também podem ter acesso aos sistemas de atualização e de emissão de novos boletos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.