Como reduzir a conta de Luz? Confira práticas de economia e dicas de desconto

Saiba como reduzir um pouco o impacto que a tarifa de energia elétrica acaba tendo sobre o orçamento doméstico.

Publicado em 21/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A conta de energia elétrica acaba tendo um grande impacto no orçamento doméstico das famílias brasileiras, especialmente aquelas que pertencem a uma classe mais baixa e que ainda estão em ascensão. Pesa ainda o fato de se tratar de uma conta básica, praticamente obrigatória, pois é muito difícil imaginar uma família que consiga viver sem acesso a energia elétrica nos dias de hoje.

Como reduzir a conta de Luz? Confira práticas de economia e dicas de desconto
Créditos: Divulgação

Um outro problema dessa conta de consumo é que ela está diretamente atrelada ao aumento das condições de vida da família de uma forma geral. Na medida que as pessoas vão conseguindo adquirir mais itens de conforto para sua casa, normalmente isso representa um aumento do consumo de luz, aumentando a conta que precisa ser paga ao final do mês.

A produção e o custo de distribuição da energia elétrica também acabam sendo afetados pelos mais variados fatores. O clima, por exemplo, pode acabar deixando a conta de luz mais cara, uma vez que grande parte do sistema nacional depende das águas da chuva. Em tempos de seca, a luz fica mais cara.

Tudo isso acaba fazendo com que os brasileiros tenham bastante receio em relação aos valores que eles precisam pagar em relação ao consumo de energia elétrica pelas famílias. Confira algumas dicas para reduzir o consumo e também algumas oportunidades de descontos.

Quem pode receber descontos na conta de luz?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que os sistemas energéticos acabam sendo controlados e gerenciados por instituições, órgãos e empresas de diferentes esferas do governo. Por isso, o valor acaba variando de acordo com o local onde a pessoa reside, mas existem alguns valores que são colocados como limites dentro do território nacional.

Da mesma forma, existem diferentes programas de assistência social e outros benefícios criados que têm como principal objetivo oferecer algum tipo de desconto na conta de luz para aquelas famílias mais necessitadas, com menos dinheiro disponível no orçamento.

Existem alguns critérios que são levados em consideração por diferentes programas sociais para garantir que essas pessoas tenham descontos na sua conta de luz, incluindo:

  • famílias de baixa renda ou renda menor ou igual a meio salário mínimo;
  • famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • idosos com 65 anos ou mais;
  • pessoas com deficiência;
  • pessoas que precisam de uso contínuo de aparelhos carregados na energia elétrica devido a doença;
  • aposentados com 65 anos ou mais.

Principais tipos de descontos na conta de luz

Tarifa social

Benefício criado a partir do ano de 2022 que é garantido para as famílias que estão devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A responsabilidade por fornecer o desconto é da fornecedora, que deverá cruzar os dados disponíveis na inscrição do cliente com as informações disponibilizadas pelo governo federal.

As pessoas que recebem a tarifa social possuem isenção do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Os descontos cumulativos de acordo com kWh consumidos no mês são aplicados no restante da conta.

Desconto com a geração distribuída

Já esse acaba sendo um desconto que é garantido para as famílias que conseguem instalar na sua residência um conjunto de captura e distribuição de energia solar. Além de conseguir abastecer a própria residência, o excedente captado pode ser distribuído para a rede, permitindo que esses consumidores garantam descontos.

Programas sociais locais

Além disso, existem determinados estados que possuem programas sociais específicos para atender às demandas dos seus cidadãos. Nesse caso, é preciso buscar as informações junto à companhia de energia elétrica que atende a região na qual a pessoa mora.

Dicas para consumir menos energia elétrica e reduzir o valor da conta

  • Utilize apenas as lâmpadas de LED, que possuem um consumo de energia muito menor do que as lâmpadas mais antigas. Existem até mesmo programas de incentivos locais que oferecem bônus e descontos na compra dessas lâmpadas;
  • Tire os aparelhos da tomada, especialmente aqueles que possuem a função “stand-by”. Mesmo que o consumo de energia seja baixo dos aparelhos que estão nessa fase de espera, no final do ano o valor pode acabar fazendo uma boa diferença;
  • Cuidado com os eletrodomésticos mais antigos, especialmente geladeiras e outros que precisam ficar ligados o tempo inteiro. Além disso, na hora de trocar por novos, busque sempre o selo da Anatel que indica um consumo moderado de energia;
  • Tome banhos mais curtos, pois o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia dentro de uma residência;
  • Prefira sempre a ventilação natural ou os ventiladores do que o ar-condicionado, pois esse também acaba tendo um grande impacto no consumo de energia.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.