Conta salário: entenda como funciona e como usar no dia a dia

Conta possui algumas regras específicas de funcionamento diferentes da conta corrente.

Publicado em 22/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Existem diferentes contas oferecidas pelos bancos e pelas instituições financeiras. A mais comum é a chamada conta corrente, que permite que as pessoas tenham acesso a uma série de produtos e serviços financeiros e serve basicamente para a movimentação de valores.

Conta salário: entenda como funciona e como usar no dia a dia
Créditos: Divulgação

Outro tipo de conta que pode ser aberta pelos clientes é a conta salário. Esse é um tipo de conta que possui algumas restrições, mas atende de uma forma muito interessante determinados usuários, especialmente na hora de receber as verbas remuneratórias das suas atividades profissionais.

Saiba mais sobre a conta salário, como ela funciona e algumas das principais diferenças e características.

O que é uma conta salário?

A conta salário é um serviço oferecido pelos bancos e que é feito de forma exclusiva para que os contratantes realizem determinados pagamentos para terceiros, incluindo os salários dos colaboradores, as aposentadorias, as pensões e outros tipos de vencimentos.

Uma das principais diferenças dessa conta, quando comparada com uma conta corrente, por exemplo, é que ela acaba sendo aberta pelas empresas ou pelas organizações em nome do terceiro que vai receber esses valores. A partir do momento em que essa abertura acontece, a pessoa passa a ter acesso ao dinheiro, podendo sacar ou transferir para outra instituição.

O que pode ser feito em uma conta salário?

Diferentemente de uma conta corrente, que permite que as pessoas tenham acesso a todos os produtos e serviços bancários e consigam realizar as movimentações, a conta salário possui algumas restrições de uso que devem ser observadas.

No caso da conta salário, apenas aquelas operações e movimentações que são consideradas básicas estão disponíveis. Os clientes conseguem fazer saques dos valores em espécie, tanto utilizando caixas eletrônicos quanto no atendimento presencial, além de transferência de valores para outras contas.

Determinados bancos conseguem ainda oferecer alguns serviços adicionais, que permitem que as pessoas utilizem esse serviço mais do que uma simples conta de passagem. Nesse caso, as pessoas conseguem fazer pagamentos por meio de cartão de débito, por exemplo.

Quais são as limitações de uma conta salário?

A conta salário limita bastante as pessoas em determinados aspectos. Um deles é a questão de quem pode depositar valores. Apenas a empresa que abriu a conta, que normalmente é o empregador, consegue fazer depósitos. Por conta disso, o cliente fica impedido de receber outros pagamentos nessa conta.

Além disso, uma conta salário normalmente não permite que os clientes tenham acesso às linhas de crédito e serviços de pagamento que as contas correntes oferecem. Dessa forma, os titulares não conseguem pedir um talão de cheques, por exemplo. Cartões de crédito e empréstimos com débito em conta também não costumam ser liberados.

Outra limitação que acaba sendo imposta pela grande maioria das contas salário é uma restrição na quantidade de movimentações que os titulares podem enviar ou receber. Isso torna essa utilização inviável na maioria dos casos.

Como abrir uma conta salário?

Como mencionado anteriormente, uma conta salário normalmente é aberta de forma direta pelo empregador ou pelo órgão ou instituição que vai iniciar uma rotina de pagamentos frequentes. Normalmente, as pessoas físicas não conseguem ter acesso a essa abertura, somente mediante solicitação e autorização dos empregadores.

As empresas normalmente escolhem o banco que será utilizado para realizar os pagamentos de seus colaboradores a partir de uma escolha própria, levando em consideração as condições gerais que a instituição financeira oferece, incluindo descontos nos pagamentos de taxas, mais acesso a linhas de crédito pelo CNPJ, dentre outros benefícios.

No momento da abertura dessa conta, a empresa ou o empregador deve fornecer os dados pessoais do titular da conta salário. Apesar de ser aberta pelo CNPJ, a conta passa a ser intransferível, sempre utilizando os documentos e o nome da pessoa que vai receber os pagamentos e ter acesso aos saques e às demais movimentações.

O que é a portabilidade de salário?

A chamada portabilidade de salário é uma operação financeira que foi criada com o objetivo de permitir que as pessoas tenham acesso a mais possibilidades de escolha para movimentar o dinheiro que é pago pelos empregadores.

Nesse caso, as pessoas conseguem transferir o salário pago de uma instituição bancária para outra que for definida pelo cliente, sem a necessidade do pagamento de qualquer tipo de taxa, tanto de manutenção da conta que recebe o valor original quanto pela transferência.

Para fazer a portabilidade, antes de mais nada as pessoas devem verificar se o banco desejado oferece o serviço de portabilidade. Caso ele ofereça, basta fazer sua solicitação e informar os dados bancários necessários para concluir o processo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.