Rating bancário: entenda o que é e como saber o seu
As instituições financeiras contam com um sistema próprio de classificação dos clientes de forma geral.
Os bancos são instituições que se tornaram fundamentais para o funcionamento da nossa sociedade atual. Essas instituições lidam diretamente com as movimentações e operações envolvendo não apenas as finanças, mas também os mais variados tipos de bens e serviços considerados de valor. Para isso, essas empresas precisam lidar com os mais variados aspectos do mercado.

A concessão de crédito é um dos pilares da atuação de qualquer banco. Basicamente, eles ganham dinheiro emprestando para outras pessoas e empresas. Mas, ao mesmo tempo em que necessitam de clientes que busquem crédito para conseguir lucrar com juros, os bancos também precisam lidar com os riscos da inadimplência.
Por isso, os bancos também precisam trabalhar nos mais variados sistemas e recursos que ajudem, justamente, a diminuir os riscos dos negócios de forma geral, incluindo o da inadimplência. E uma das ferramentas que tem um papel fundamental nesse processo é o chamado rating bancário.
Saiba o que é e como essa informação pode ser fundamental para que um banco decida conceder ou não crédito para uma determinada pessoa.
O que é o rating bancário dos clientes?
Antes de mais nada, existem duas aplicações para o termo "rating". Uma delas está relacionada a uma análise que o mercado financeiro faz, de forma geral, com o objetivo de entender o quão financeiramente saudável está uma determinada economia ou uma determinada empresa, incluindo instituições financeiras.
Mas esse mesmo conceito de análise de risco também é aplicado pelos bancos em relação aos seus clientes, o que acaba sendo o chamado rating bancário para pessoas físicas.
Essa é uma ferramenta que consegue analisar a capacidade de pagamento dos seus clientes. Com isso, ela também surge basicamente como uma forma de analisar os riscos de uma determinada operação financeira visando essa mesma pessoa.
Portanto, basicamente, o rating ajuda as instituições financeiras a determinarem a probabilidade de um cliente cumprir com suas obrigações financeiras, como pagar um empréstimo ou quitar o saldo do cartão de crédito.
Quanto melhor for o rating de um determinado cliente, maiores serão as chances de que ele consiga, de fato, fazer os pagamentos dos compromissos que são assumidos.
O que é levado em consideração para a formação de um rating?
Para chegar nessa classificação, os sistemas utilizados pelos bancos e financeiras de forma geral utilizam uma série de dados obtidos das mais variadas fontes. Basicamente, são informações que criam um perfil financeiro dos clientes e como eles conseguem lidar com o dinheiro e as finanças.
Dentre os dados que mais impactam em um rating estão:
- Histórico de pagamento: Se o cliente paga suas dívidas em dia, isso melhora o rating, pois indica que ele é confiável e tem um comportamento financeiro responsável.
- Endividamento atual: A quantidade de dívidas já contratadas pelo cliente é um indicador importante, pois quanto maior o endividamento, maior o risco de inadimplência, o que pode prejudicar a classificação.
- Movimentações bancárias: O volume de dinheiro movimentado pelo cliente, tanto em depósitos quanto em saques, é analisado para entender a capacidade financeira geral.
- Relacionamento com o banco: Um cliente com um histórico longo e positivo em uma instituição financeira pode receber uma avaliação mais favorável.
Qual a diferença entre o rating do meu banco e o Score do Serasa?
Nos últimos anos, o Score do Serasa se tornou uma das informações mais importantes para o mercado financeiro como um todo em relação ao perfil financeiro dos clientes. Esse número é levado em consideração justamente no momento em que as instituições financeiras, ou empresas do varejo e do atacado, estão analisando a possibilidade de conceder créditos.
Mas o conceito de rating bancário é mais antigo do que o Score do Serasa. De fato, há muitos anos os clientes das instituições financeiras têm seu perfil analisado e traduzido em uma nota, que forma o rating. A grande diferença é que o rating é uma ferramenta individual de cada instituição financeira, e não é, normalmente, pública para os próprios clientes.
Já o Score do Serasa surge justamente com a proposta de não apenas ser uma nota avaliada pelo sistema financeiro como um todo, mas também uma informação pública, que pode ser consultada pela própria pessoa.
Como descobrir o rating do meu banco?
Como mencionado anteriormente, muitos bancos preferem manter essas informações em sigilo. Mas alguns deles optam por liberar esse dado, seja disponibilizando-o através de uma conta ou de um aplicativo, ou informando diretamente para a pessoa.
Na dúvida, pode ser interessante buscar essa informação junto ao gerente ou ao sistema de atendimento do próprio banco.