Existe empréstimo com depósito antecipado? Saiba identificar golpes
Entenda como determinadas ofertas podem acabar se tornando iscas perfeitas para capturar vítimas.
Os empréstimos são formas de conseguir uma determinada quantidade de dinheiro mais rápido. Eles são a base do mercado financeiro da sociedade moderna. Ou seja, as pessoas tomam empréstimos, pagam juros, que financiam as operações de bancos, que passam a liberar mais opções de linhas de crédito.

Mas para que isso funcione para as empresas que lidam diretamente com esse tipo de operação, elas precisam ter a certeza de que esse dinheiro será pago por quem está pedindo o empréstimo. Por isso, bancos e instituições financeiras fazem avaliações de risco ao fazer cada uma dessas operações. Hoje em dia, com os sistemas informatizados e automatizados, elas acontecem de forma autônoma.
Por isso, nem sempre os trabalhadores que precisam de uma determinada quantidade de dinheiro emprestado para adquirir um bem acabam conseguindo o valor que eles desejam. Afinal de contas, o banco precisa entender que essa pessoa tem capacidade de fazer os pagamentos das parcelas.
Por isso, empréstimos em grandes quantias de dinheiro dependem basicamente que as pessoas tenham boas garantias, como uma renda recorrente que permita os pagamentos, ou algum tipo de patrimônio que possa ser utilizado para reaver esse dinheiro.
E esses empréstimos também passaram a ser utilizados como iscas para os mais variados tipos de golpes, incluindo um que acabou ficando bastante comum e que é conhecido como o empréstimo com depósito antecipado.
O que é o empréstimo com depósito antecipado?
O chamado empréstimo com depósito antecipado é uma oferta de crédito que chega até as pessoas através dos mais variados canais de comunicação, e que visa oferecer uma quantia considerável de dinheiro para as pessoas pagarem em parcelas mensais, como acontece com qualquer empréstimo convencional encontrado no mercado financeiro.
Mas esse tipo de oferta acaba trazendo algumas características que normalmente acabam sendo vistas como vantagens para os clientes. Antes de mais nada, a quantidade de dinheiro geralmente é acima da média de mercado, com parcelas mais acessíveis, fruto justamente de taxas de juros que também são mais baixas.
Além disso, essa oferta garante que o dinheiro seja liberado até mesmo para as pessoas que estão com seu nome sujo, o que, na maioria dos casos, é impossível pelas vias legais e comerciais.
Mas outra característica desse tipo de empréstimo é o fato de exigir que as pessoas façam um determinado depósito ou pagamento antecipado. Ou seja, somente depois que a pessoa realizar esse pagamento é que, supostamente, ela terá direito ao crédito.
Na prática, estamos sempre falando de um golpe, que acaba fazendo muitas vítimas.
Empréstimo com depósito antecipado sempre é golpe?
A resposta é sim. As possíveis ofertas que chegam até as pessoas na forma de empréstimo que exige que as pessoas façam um depósito ou qualquer tipo de pagamento antecipado sempre pode ser visto como um golpe, uma vez que essa prática é considerada ilegal.
O Banco Central, que é a entidade que regulamenta todas as operações financeiras que acontecem no mercado brasileiro, proíbe que esse tipo de operação aconteça. Ou seja, os empréstimos com pagamento antecipado não podem ser ofertados legalmente por um banco ou por uma financeira. Por isso, a proposta nunca está vindo de uma fonte que está autorizada a emprestar dinheiro.
Como funciona o procedimento legal para liberação do empréstimo?
De acordo com a lei, sempre que um banco ou uma instituição financeira oferece uma linha de crédito para o cliente, o que na prática acaba sendo o empréstimo, ela está assumindo o risco do negócio. Existem diversos mecanismos administrativos e legais que essas empresas podem fazer antes de liberar o empréstimo, como as análises e as consultas referentes aos dados financeiros.
Mas essa empresa não pode exigir qualquer tipo de pagamento antecipado ou de caução para liberar um valor maior emprestado. Esse tipo de adiantamento até pode ser aceito em outros tipos de negócios, como o aluguel, mas não é uma prática permitida no mercado financeiro.
Dicas para se proteger do golpe do empréstimo com pagamento antecipado
- Tenha sempre cuidado com qualquer tipo de oferta que pareça ser muito vantajosa e que vá completamente de encontro com o que o mercado faz na prática, como liberação de empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa ou grandes valores disponibilizados.
- Não compartilhe dados e nem informações pessoais com pessoas e empresas que não sejam de confiança. Esses dados podem acabar sendo utilizados como mais uma isca para levar as pessoas a cair no golpe.
- Verifique sempre possíveis ofertas feitas em nome de bancos e empresas conhecidas diretamente em contato através dos meios oficiais. Evite fechar qualquer tipo de negócio através de ligações ativas.