Financiamento de veículo: Como fazer portabilidade?

Entenda como funciona essa operação levando o contrato para outro banco ou instituição financeira.

Publicado em 30/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O financiamento é uma das operações de crédito mais importantes do mercado financeiro como um todo, especialmente para as pessoas que desejam conquistar e adquirir bens de alto valor agregado. Por exemplo, a compra de veículos no Brasil normalmente é feita através do financiamento, em virtude especialmente do alto valor dos carros, o que torna muito difícil uma compra à vista.

Financiamento de veículo: Como fazer portabilidade?
Créditos: Depositphotos

Mas, também no Brasil, os financiamentos acabam se tornando operações extremamente caras para quem está querendo adquirir um carro. As taxas de juros cobradas normalmente fazem com que as pessoas tenham que pagar, ao final de todos os meses, o valor aproximado ao de um segundo carro.

Isso se dá pelos mais variados motivos, mas especialmente pela estratégia econômica adotada pelo país de acabar controlando a inflação com o aumento dos juros base, que afeta diretamente o custo dos financiamentos. Além disso, a alta parcela de inadimplentes também acaba tendo um impacto nesse cenário de alta dos juros.

Em busca de melhores condições de compras e de contratos mais vantajosos, muitos consumidores optam por fazer a portabilidade do seu financiamento. Entenda como funciona esse tipo de operação financeira e saiba como buscar contratos com juros mais baixos para continuar pagando pelo seu carro.

O que é a portabilidade de financiamento?

A portabilidade de financiamento é uma possibilidade autorizada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil que permite aos consumidores retirar um determinado contrato de financiamento de um banco e levar para outra instituição financeira.

Nesse caso, o cliente deixa de manter o compromisso de pagamento do contrato original com o banco que ele conseguiu o primeiro financiamento e passa a assumir uma dívida com uma outra instituição financeira. Para isso, o cliente deverá, antes de mais nada, encontrar justamente um banco que aceite esse tipo de contrato.

Quais as vantagens da portabilidade de financiamento?

Quando foram criadas as operações de portabilidade, não apenas do financiamento, mas também de uma série de outras operações financeiras, o objetivo foi basicamente incentivar uma maior concorrência por parte dos bancos e das financeiras, para que elas oferecessem melhores condições para seus clientes.

Com isso, uma das principais vantagens da portabilidade do financiamento é justamente a possibilidade que o cliente acaba tendo de conseguir encontrar contratos que sejam mais vantajosos, conseguindo assim a redução dos pagamentos dos juros ou então a redução do valor da parcela, por exemplo.

Mas, para garantir que essa vantagem de fato esteja materializada nesse contrato, é fundamental que as pessoas busquem justamente por bancos e por instituições financeiras que consigam oferecer condições melhores do que aquelas que foram obtidas no contrato original.

Posso fazer portabilidade de financiamento automotivo para outro banco?

Os clientes que compraram um veículo através de um contrato de financiamento possuem a liberdade de decidir pela portabilidade a qualquer momento, sem precisar pagar qualquer tipo de taxa, de acordo com as regras definidas pelo Banco Central.

Mas é sempre importante ressaltar que qualquer operação de portabilidade vai sempre acontecer mediante uma busca ativa por parte do cliente. Ou seja, ele terá que apresentar a iniciativa de buscar uma instituição financeira com melhores condições em termos de juros, parcelas e Custo Efetivo da Operação (CET).

Como fazer a portabilidade de financiamento de veículo

Antes de mais nada, esse processo deve ser iniciado a partir do momento em que o cliente estiver munido de todas as informações atualizadas em relação ao seu contrato de financiamento de veículo. Nesse caso, além do contrato original, os clientes também devem ter a situação atualizada em relação aos valores que ainda precisam ser pagos.

Esses dados podem ser obtidos diretamente na instituição financeira que ofereceu o contrato original de financiamento, sendo que os bancos são obrigados a fornecer esses dados consolidados sempre que forem solicitados.

Depois disso, de posse desses dados, os clientes deverão buscar outros bancos ou financeiras que possam oferecer uma proposta mais interessante. Nesse caso, será feita uma simulação, que vai levar em consideração o saldo que ainda deverá ser pago para o banco original e também as informações sobre os juros que estão sendo cobrados.

Diante dessa simulação, o banco vai oferecer ao cliente uma proposta de portabilidade, que poderá ou não ser mais atrativa e atender às demandas e expectativas do cliente. Caso sim, os clientes terão que apresentar alguns documentos e assinar um novo contrato. Não existe a possibilidade de negativa dessa portabilidade por parte do banco original.

Com o contrato assinado, o novo banco vai quitar a dívida que a pessoa possuía em virtude do financiamento original. Esse valor utilizado vai acabar sendo a base do novo contrato de financiamento, que terá suas próprias condições, como juros e quantidade de meses que restam para a quitação completa do veículo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.