7 dicas para ganhar dinheiro como revendedor

Confira algumas estratégias que podem melhorar ou ajudar quem inicia um negócio focado na frente comercial.

Publicado em 26/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A revenda de produtos sempre foi uma excelente oportunidade para quem deseja começar um negócio próprio. Na verdade, quando estamos falando de um sistema comercial mais amplo, existem diversas camadas de "revendedores". Um mercado, por exemplo, revende os produtos que podem ter sido adquiridos em uma distribuidora, que por sua vez pode revender os produtos que são vendidos por uma fabricante.

7 dicas para ganhar dinheiro como revendedor
Créditos: Divulgação

Mas quando falamos de oportunidades de negócios próprios ou de renda extra focados em um modelo de revenda, estamos nos referindo a um tipo de negócio muito específico. São empresas que buscam, em pessoas físicas, sua frente comercial, oferecendo a chance de elas revenderem seus produtos.

Qual o trabalho de um revendedor?

Basicamente, um revendedor é aquela pessoa que se concentra apenas nas vendas de determinados produtos. Existem também sistemas de revenda de serviços, mas esses acabam sendo mais raros. Com isso, o seu foco deve ser apenas na frente comercial.

Normalmente, as marcas que adotam esse tipo de sistema de vendas e de trabalho acabam fornecendo todo o suporte para que essas vendas se tornem mais facilitadas. Em muitos casos, são marcas famosas, cujos produtos acabam tendo uma certa procura.

Principais vantagens de atuar como revendedor?

Autonomia de trabalho – Muitas pessoas começam esse tipo de negócio focando apenas em conseguir uma renda extra, mas acabam transformando a oportunidade na sua principal fonte de recursos. Mas, de qualquer forma, essas pessoas acabam tendo uma maior autonomia de trabalho, não precisando ficar presas às regras, horários e outros tipos de amarras dos funcionários tradicionais;

Baixo investimento – Normalmente, os sistemas que permitem que as pessoas comecem a atuar como revendedoras acabam exigindo um baixo investimento no começo, justamente por exigir apenas que as pessoas comprem os produtos. Em alguns casos, inclusive, esse investimento se torna ainda menor, ao permitir que o pagamento pelos produtos aconteça somente depois das vendas;

Concentração apenas no comercial – Ao abrir um negócio próprio, muitas pessoas percebem que essa atividade é muito mais difícil do que elas imaginavam. Afinal de contas, é necessário atuar nas mais variadas frentes, e não apenas nas vendas. Já o revendedor se concentra apenas em conseguir encontrar os clientes e fechar os negócios.

Dicas para ganhar mais dinheiro como revendedor

Encare como um negócio completo

Mesmo que seja um negócio focado apenas na revenda de produtos que, em muitos casos, sequer exige algum tipo de registro empresarial, é muito importante que a pessoa o encare como se estivesse diante de um negócio próprio completo. Isso significa, basicamente, que elas devem se dedicar por completo, criando uma rotina, trabalhando todos os dias e pensando sempre em como melhorar e obter mais clientes.

Crie um plano de negócios

Uma das possibilidades de tornar essa atividade mais profissional e conseguir aumentar as chances de obter mais retorno financeiro é criar um plano de negócios. Esse é um documento que normalmente os empresários criam antes de começar, de fato, a operar sua ideia, e que serve basicamente como um roteiro de tudo o que será feito e uma descrição completa do que é a empresa.

No caso do revendedor, esse plano pode acabar se tornando muito mais simples, mas pode conter alguns pontos relevantes, incluindo uma análise de mercado detalhada, estratégias de marketing e vendas, um “cliente ideal”, metas financeiras e um plano de crescimento a longo prazo.

Foque nas promoções

Uma das principais ferramentas na atividade comercial é a promoção. E um bom revendedor deve sempre ficar de olho nas oportunidades que surgem e que podem acabar sendo convertidas em um número maior de vendas. Além das promoções que normalmente são oferecidas pelas próprias empresas que fornecem os produtos, muitas vezes os profissionais que estão na linha de frente também podem criar suas próprias condições promocionais.

Invista na divulgação via redes sociais

Atualmente, as redes sociais acabaram se transformando nas principais ferramentas de marketing e de comunicação para qualquer tipo de negócio. E um bom revendedor também deve investir na criação das suas próprias redes sociais, que devem ser complementares às redes sociais da empresa que distribui os produtos.

Fidelize os seus clientes

Ao conquistar os clientes, é muito importante saber o que deve ser feito depois para que os mesmos sigam comprando. Para isso, utilize algumas técnicas, oferecendo descontos ou brindes para aqueles que são mais recorrentes.

Tenha muitas opções de pagamento

Nada pior para um vendedor do que perder uma oportunidade comercial por não ter uma determinada opção de pagamento que está sendo solicitada pelo cliente. Por isso, é muito importante ter todas as disponíveis. Hoje em dia é muito fácil ter uma maquininha, por exemplo, que aceita todos os cartões de crédito, débito, Pix, etc.

Estude sobre técnicas de venda

Invista em conhecimento focado especificamente nas atividades comerciais, aprendendo coisas como scripts de vendas e soft skills.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.