Como começar a vender pelo Mercado Livre? Confira dicas para aproveitar a plataforma

Sistema oferece todas as ferramentas que permitem que as pessoas comecem um negócio ou aumentem as vendas de um negócio já existente.

Publicado em 11/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Mercado Livre é uma plataforma completa que permite que qualquer pessoa comece a vender pela internet de uma forma simples e fácil, com todo o apoio logístico e tecnológico necessário. Isso está presente desde o começo da sua jornada como empresa, quando ainda adotava um sistema de leilões para que as pessoas tivessem a oportunidade de vender itens pessoais, e segue até os dias de hoje, ao adotar um modelo de marketplace.

Como começar a vender pelo Mercado Livre? Confira dicas para aproveitar a plataforma
Créditos: Divulgação

Para quem está interessada em iniciar um negócio focado em obter algum tipo de renda extra, ou então para quem já possui algum tipo de comércio ou de negócio de vendas e deseja expandir para o segmento online, saiba mais sobre como funciona o Mercado Livre e confira algumas dicas para vender mais.

Como o Mercado Livre funciona?

Para quem compra pela internet, o Mercado Livre atualmente acaba sendo considerado um grande shopping virtual. Os clientes encontram produtos que são vendidos pelas mais variadas lojas, desde grandes montadoras internacionais que vendem seus carros pela internet, até os pequenos empreendedores.

O site acabou se tornando reconhecido pela sua história e pela sua importância no mercado brasileiro, conquistando justamente a confiança de que o sistema, na maioria das vezes, funciona. Os clientes acabam tendo todo o suporte necessário, desde o momento da compra até o pós-venda.

Já para os vendedores, o Mercado Livre funciona como uma plataforma completa, que oferece um local que permite a hospedagem do anúncio, com todos os dados do produto, bem como um sistema de pagamento que permite que o valor chegue na conta do vendedor de uma forma rápida e eficiente.

Além disso, a empresa ainda conta com uma série de outros serviços destinados aos vendedores para conseguir impulsionar seus negócios, incluindo sistemas de anúncio e impulsionamento, serviços de logística para entrega, dentre outros.

Como começar a vender através do Mercado Livre?

Para quem está interessado em começar a vender utilizando a plataforma do Mercado Livre, o processo é muito simples. Começa com a criação de uma conta, sendo que essa etapa é gratuita. Será necessário fornecer dados pessoais e também autenticar o acesso utilizando dados para o WhatsApp ou através do SMS.

Depois disso, as pessoas já poderão começar a anunciar o seu primeiro produto, clicando na opção “Vender” que aparece na parte de cima da tela. Basta seguir os passos que são apresentados na tela, que começam com os usuários escolhendo a categoria do produto. Depois, basta ir fornecendo outras informações e dados, até que o anúncio esteja pronto.

Durante a configuração do anúncio, os vendedores terão algumas opções extras, que permitem que as pessoas contratem alguns serviços pagos na plataforma, mas que podem ajudar bastante nas vendas, como impulsionamentos e determinados tipos de destaques.

Além disso, o vendedor também deverá configurar as opções de pagamento, que basicamente vão definir como os compradores poderão adquirir os produtos, e como esse dinheiro vai chegar na conta do vendedor. Existem diversas possibilidades, incluindo a que permite oferecer parcelamentos com e sem juros.

Dicas para vender mais pelo Mercado Livre

Promova os produtos nas redes sociais

Além de utilizar os serviços de promoção oferecidos pelo próprio Mercado Livre, é muito importante que os vendedores utilizem outras ferramentas disponíveis online justamente para promover os itens. As redes sociais são muito eficientes para isso. Inclusive, muitos profissionais do segmento com experiência nas vendas via ML preferem investir mais nas campanhas pagas nas redes sociais do que na plataforma.

Fique de olho nas oportunidades de ofertas e descontos

Assim como acontece no varejo tradicional, que acontece presencialmente, é muito importante que os vendedores fiquem sempre atentos às oportunidades que surgem para que eles consigam vender mais online. Datas comemorativas, por exemplo, acabam sempre se tornando interessantes para aumentar as vendas, ainda mais de determinados itens. Períodos de promoções, como Black Friday, também ajudam bastante nas vendas.

Fique de olho no atendimento ao cliente

Conquistar a confiança dos compradores também acaba sendo uma parte muito importante do negócio, especialmente a partir do momento que os vendedores estão trabalhando justamente para conseguir manter os clientes que foram conquistados. E um dos pontos mais importantes é oferecer um bom atendimento ao cliente, sempre sendo muito transparente em relação aos produtos e também

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.