Como conseguir emprego na 3ª idade?

Confira dicas para os mais velhos que desejam continuar no mercado de trabalho.

Publicado em 30/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Normalmente, as pessoas passam a maior parte de sua vida adulta trabalhando nas mais variadas atividades profissionais, para então conseguir alcançar a tão almejada aposentadoria, na qual essas mesmas pessoas terão tempo e dinheiro para conseguir, de fato, aproveitar os anos fazendo o que gostam.

Como conseguir emprego na 3ª idade?
Créditos: Depositphotos

Mas nem sempre esse é o plano que funciona para todo mundo. Aliás, parece que ele está cada vez mais distante da realidade. Afinal de contas, com as pessoas vivendo cada vez mais e com uma redução do público ativo no mercado de trabalho, os sistemas previdenciários tradicionais acabam enfrentando duros desafios para conseguir continuar pagando as aposentadorias por mais tempo e para um número cada vez maior de pessoas.

Além de aumentar os critérios que são exigidos para que as pessoas consigam, de fato, solicitar sua aposentadoria, existe ainda um outro fator que deve ser levado em consideração: na maioria dos casos, as pessoas passam a ganhar menos dinheiro, obrigando-as a ter um padrão de vida mais reduzido.

Isso faz com que, cada vez mais, as pessoas mais velhas estejam interessadas em retornar para o mercado de trabalho. Mesmo os aposentados optam por continuar trabalhando justamente para conseguir garantir uma outra fonte de renda.

Mas, nesse cenário, também temos outros desafios que precisam ser enfrentados. Além das questões pessoais, uma vez que a saúde dos idosos tende a ser mais frágil e nem sempre eles conseguem manter suas atividades profissionais como na época em que eram jovens, existe um fator social muito relevante.

O Brasil ainda é considerado um país extremamente preconceituoso com os mais velhos, diferentemente de outros países, especialmente os que estão localizados mais ao oriente do planeta. Essas pessoas acabam sendo vistas, em muitos casos, como um problema para os empregadores.

Para quem já está na terceira idade e que precisa continuar trabalhando, confira algumas dicas que podem ajudar:

Dicas para conseguir emprego na 3ª idade

Busque vagas direcionadas

Um dos primeiros passos para conseguir uma vaga de emprego na 3ª idade é justamente começar uma busca ativa. Essa já pode ser considerada uma das tarefas mais importantes e difíceis, uma vez que muitos adultos passam trabalhando boa parte dos anos em uma mesma empresa, e simplesmente esquecem como buscar uma nova vaga.

Hoje em dia, existem plataformas e serviços que já estão preocupadas com essa nova tendência, oferecendo um serviço mais especializado e focado justamente nas empresas que estão abertas a contratar pessoas da 3ª idade e também para os candidatos que estão buscando essas colocações.

Um exemplo é a MaturiJobs, uma empresa que atua na internet e que é exclusiva para pessoas com mais de 50 anos que estão buscando não apenas vagas, mas também mentorias e oportunidades voluntárias ou remuneradas.

Atualize o currículo

O currículo ainda segue sendo considerado o principal documento nas mãos do candidato que está buscando uma nova vaga de trabalho. Portanto, é fundamental que o documento seja devidamente atualizado. Aqui, o foco deve ser toda a experiência que foi obtida ao longo dos anos de trabalho e as eventuais conquistas obtidas.

Busque pela sua rede de contatos

Uma das vantagens das pessoas mais experientes quando vão para o mercado de trabalho é justamente a chance de conseguir ter feito muitos contatos ao longo dos anos de experiência, e todos eles podem acabar se tornando pessoas fundamentais para abrir algumas portas.

Mas nem sempre as pessoas conseguem manter tempo para nutrir todos esses contatos, especialmente durante os anos de trabalho mais duro. Portanto, pode ser importante realmente iniciar um trabalho para reativar essa rede de contatos, estabelecendo novamente esse laço de comunicação.

Capacite-se

Se as pessoas estão tendo que ir para o mercado de trabalho quando elas estão em sua 3ª idade, elas também podem deixar de lado a ideia de que somente os mais jovens devem investir em educação e buscar novas oportunidades de capacitação.

Nesse caso, as pessoas podem buscar cursos complementares ao seu trabalho que foi feito ao longo de sua vida inteira, mas também podem buscar aprender algo completamente novo, especialmente para conseguir aproveitar possíveis oportunidades de trabalho que atualmente são mais interessantes.

Avalie novas formas de trabalho

Retornar ao mercado de trabalho não significa necessariamente que as pessoas terão que retornar para os contratos de trabalho CLT padrão. Até mesmo em virtude desses contratos não acabarem mais sendo tão vantajosos assim para quem já conseguiu sua aposentadoria. Existem outros formatos de trabalho que podem ser interessantes e garantir sua renda.

Por exemplo, os idosos que conseguiram ter uma boa experiência em um determinado nicho de mercado podem acabar se tornando consultores, ajudando justamente com toda sua bagagem. Esses profissionais também podem oferecer seus serviços como mentores, freelancers e até mesmo empreendedores, investindo em um negócio próprio.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.