Como ganhar dinheiro com artesanato? Dicas para fazer uma renda extra
Aprenda a ter mais dinheiro produzindo e vendendo arte.
O artesanato é uma atividade comercial muito antiga na história da humanidade. Na verdade, essa era a forma de produção dos mais variados tipos de itens antes de todo o processo de manufatura e industrialização, que passou a permitir a fabricação dos itens em massa.

Mas, mesmo nos dias de hoje, com a grande quantidade de tecnologias disponíveis, as pessoas ainda acabam valorizando muito o trabalho dos artesãos. E, nos últimos anos, ganhou força até mesmo um movimento que valoriza o artesanato como uma forma de obter itens diferenciados e únicos, ao invés das pessoas sempre terem os mesmos itens, feitos da mesma forma.
Confira algumas dicas para quem deseja transformar o artesanato em uma forma de conseguir uma renda extra.
O que é o artesanato?
Antes de mais nada, é importante entender o que, de fato, pode ser considerado como artesanato nos dias de hoje. Basicamente, qualquer produto que seja produzido utilizando técnicas manuais e individuais. São itens que normalmente são feitos um a um. E mesmo aqueles que são feitos seguindo uma determinada receita ou um determinado padrão, cada peça acaba ganhando características individuais.
Mas, atualmente, o artesanato geralmente se refere aos itens que são feitos com o objetivo de serem utilizados para atividades específicas, como decoração e afins. Com isso, o artesanato pode acabar sendo considerado basicamente como uma manifestação artística, pelo menos um dos muitos tipos que existem.
Vantagens de transformar o artesanato em renda extra
Para as pessoas que possuem determinadas habilidades, sejam manuais ou artísticas, o artesanato pode acabar se transformando em uma excelente opção, inclusive para criar um negócio que pode gerar uma renda extra. E existem algumas vantagens nesse nicho de negócio que podem acabar tornando a atividade ainda mais interessante.
Antes de mais nada, começar um negócio de artesanato pode ser considerado como uma iniciativa de baixo investimento quando comparado com outras opções disponíveis no mercado. Basicamente, as pessoas investem apenas nos materiais que serão utilizados para a produção dos itens, além de iniciativas relacionadas a marketing e propaganda.
Além disso, essa acaba sendo uma atividade considerada bastante flexível. As pessoas podem começar a produzir seu artesanato durante seu tempo livre, junto com alguma outra atividade profissional que a pessoa possa vir a ter. Mas o artesanato rapidamente pode acabar se transformando em uma atividade principal de renda.
E o artesanato também possui uma boa procura e uma excelente demanda nos dias de hoje, com as pessoas, cada vez mais, procurando determinados itens que sejam diferenciados, com suas características próprias.
Tipos de artesanato que podem ser vendidos
- Tricô e crochê: A produção de roupas e acessórios de vestuário utilizando técnicas que são antigas, como tricô e crochê, são muito admiradas pelas pessoas de um modo geral. Inclusive muitas peças de roupas feitas dessa forma são consideradas como na moda.
- Macramê: Já essa técnica acaba sendo muito interessante para as pessoas que se interessam em produzir itens artísticos, mas que também possam ter alguma finalidade, incluindo painéis, suportes para plantas e cortinas.
- Velas artesanais: Hoje em dia é muito fácil encontrar itens que podem ser utilizados para a fabricação de velas artesanais. A grande vantagem é que as pessoas podem acabar utilizando toda sua criatividade para produzir velas das mais variadas formas e com os mais variados cheiros.
- Cerâmica: A cerâmica também é outra técnica milenar que permite que as pessoas fabriquem os mais variados itens, incluindo pratos, xícaras, vasos e afins. Apesar de exigir um pouco mais de técnica e habilidade, os produtos feitos de cerâmica costumam ser muito valorizados no mercado.
Dicas para vender artesanato
Crie redes sociais atrativas
Hoje em dia as redes sociais acabaram se tornando a principal forma de vender os mais variados tipos de itens e de serviços. E artesanato costuma fazer muito sucesso nas redes sociais, já que estamos falando de arte, que normalmente geram boas imagens.
Venda pela internet
O artesanato também pode ser um tipo de item muito interessante para quem deseja ter um determinado tipo de negócio online, vendendo através do e-commerce. As pessoas podem aproveitar o poder da internet para enviar seu artesanato para todo o país, inclusive utilizando algumas soluções de logística oferecidas por outras empresas.