O que é uma franquia? Entenda como funciona esse modelo de negócio

Opção pode ser interessante para quem deseja iniciar um negócio já com uma marca e uma estratégia melhor estruturada.

Publicado em 28/10/2025 por Rodrigo Duarte.

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Uma das principais características de um negócio que dá certo é que ele seja criado a partir de boas ideias. Em alguns casos, as empresas vão se dar bem por oferecer algo inovador, que ainda não é oferecido pelos concorrentes. Em outros casos, elas acabam inovando na logística e gestão, tornando o negócio mais eficiente.

O que é uma franquia? Entenda como funciona esse modelo de negócio
Créditos: Divulgação

Mas nem sempre as pessoas precisam começar um negócio completamente do zero para conseguir empreender. Existe um determinado modelo de negócios que se tornou muito popular há algumas décadas e segue sendo considerado muito importante para atender determinados perfis de pessoas que desejam abrir o seu negócio.

As franquias oferecem algumas vantagens interessantes, incluindo a possibilidade de começar a empreender utilizando um modelo de negócios validado e uma marca que pode já ser conhecida em determinado nicho e segmento.

Mas esse tipo de negócio também acaba tendo alguns desafios que devem ser considerados por quem está pensando em se tornar um franqueado. Dentre eles, estão uma certa limitação na possibilidade de ganhos, a falta de liberdade para implementar determinadas ideias e também a necessidade de pagamentos recorrentes para a franqueadora.

Saiba mais sobre como funciona a franquia e entenda se esse modelo de negócios faz sentido:

O que é uma franquia?

A franquia é um modelo de negócios no qual uma determinada empresa cede os direitos de operar uma unidade da sua marca. Nesse caso, a franqueadora cria uma marca com uma série de produtos e serviços, e os franqueados podem operar uma espécie de filial, lucrando com as vendas.

No acordo firmado entre franqueado e franqueador, a pessoa que se torna investidora passa a ter direito de utilizar todo o know-how da marca, bem como sua identidade visual e a venda direta de produtos ou serviços. Mas isso exige também que os franqueados sigam as diretrizes criadas e estabelecidas pelo franqueador.

Existem diversas regras que devem ser seguidas pelos envolvidos nesse modelo de negócios, estabelecidas através da Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019). Ela define alguns critérios que devem ser atendidos para que um determinado negócio possa ser considerado como uma franquia, determinando direitos e obrigações para ambos os lados.

Principais vantagens de abrir uma franquia

Modelo de negócios validado

Abrir uma franquia nem sempre é certeza de que o negócio vai prosperar e de que os investidores vão conseguir ganhar o dinheiro prometido no momento em que o negócio foi fechado. Mas a Lei das Franquias estabelece alguns pontos que devem ser observados pelo franqueador, incluindo provar que o modelo de negócios está validado.

Por isso, pode ser interessante para as pessoas que possuem incertezas em relação ao tipo de negócio que querem montar. Normalmente, as franqueadoras não apenas testaram seus produtos e serviços, como também o modelo das franquias.

Reconhecimento da marca

Junto com a validação dos produtos e serviços, normalmente as franqueadoras acabam criando uma marca reconhecida pelo público. Algumas se tornam muito famosas em função das campanhas de marketing e publicidade, mas outras também conseguem um bom público focando em um determinado nicho.

Em todos os casos, o franqueado não precisa se preocupar em construir essa marca do zero, pegando carona nesse sucesso.

Suporte contínuo

É de todo interesse que os franqueados vendam bastante, já que as franqueadoras normalmente ganham em cima dessas vendas. Portanto, ao longo de todo o processo, os franqueados contam com suporte completo, incluindo treinamentos, soluções e direcionamentos de gestão, além de apoio no marketing.

Riscos e desafios de abrir uma franquia

Necessidade de investimento inicial alto e fixo

Diferentemente de um modelo de negócios iniciado do zero, no qual as pessoas podem definir como serão feitos os aportes financeiros, normalmente o franqueado não tem muita opção. As taxas iniciais e o investimento são definidos pela franqueadora.

Custos recorrentes

Além dos custos que um negócio normalmente possui, as franquias podem acabar tendo alguns adicionais que devem ser levados em consideração, como royalties e taxas de fundo de propaganda.

Demora para o retorno do investimento

Como existe essa necessidade de um investimento maior no momento da operação do negócio e também com os gastos mensais que consomem uma parte do lucro, esse modelo pode acabar tendo um retorno do investimento mais lento.

Dependência da gestão externa

Além dos problemas relacionados à gestão do próprio ponto comercial e da franquia, os franqueados ainda precisam se preocupar com a gestão da franqueadora como um todo. Muitas vezes o modelo de negócios acaba enfrentando problemas justamente por conta da administração central.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.