Quer empreender com pouco dinheiro? Confira algumas ideias e dicas
Saiba como iniciar um negócio próprio mesmo sem ter uma grande quantidade de dinheiro para investir inicialmente.
Empreender nada mais é do que uma ação de investimento. As pessoas acabam direcionando valores que serão aplicados para o começo da operação de uma determinada empresa, sempre na expectativa de que aconteça um retorno financeiro, seja no pequeno, no médio ou no longo prazo.

Na grande maioria dos casos, os brasileiros começam a empreender não com essa ideia de investimento no longo prazo, pensando em ganhar uma grande quantidade de dinheiro no futuro. Muitos começam esse tipo de movimento por pura necessidade, ou seja, por não conseguirem uma vaga de emprego formal e uma fonte de renda que vai garantir o seu sustento.
Além disso, existem aquelas pessoas que buscam empreender não apenas para conseguir uma vaga de emprego, mas sim para conseguir essa fonte de renda que traga uma melhor qualidade de vida. Alguns acreditam que vão conseguir trabalhar menos, outros focam na possibilidade de conseguir trabalhar das suas casas, ou simplesmente querem ter a chance de ganhar um pouco mais do que seu trabalho atual.
E para esse público, normalmente não existe uma grande quantidade de dinheiro disponível que possa ser aplicado no começo dessa operação. Mas existem alguns caminhos que podem ser explorados justamente por quem não possui muito dinheiro para esse aporte inicial.
Confira algumas ideias e estratégias que podem ser colocadas em prática para empreender com pouco dinheiro.
Ideias para quem deseja começar a empreender com pouco dinheiro
O trabalho autônomo pode ser o começo de uma iniciativa que tenha como principal foco justamente iniciar um empreendimento mais completo, mesmo que as pessoas tenham pouco dinheiro disponível. Por isso, essa pode ser uma boa estratégia para começar a entender como esse mercado funciona e também para reduzir os riscos.
Alguns nichos acabam sendo muito interessantes para quem deseja aplicar esse modelo de trabalho:
Freelancer de serviços digitais: Hoje em dia muitas empresas e pessoas acabam terceirizando muitos dos seus trabalhos e das suas necessidades digitais para profissionais que atuem de forma autônoma e independente. E isso abre uma série de oportunidades para quem está começando. Dentre as atividades que normalmente podem ser feitas por profissionais freelancers estão:
- Design
- Redação
- Tradução
- Marketing digital
- Fotografia
- Programação
- Gestão de redes sociais
Além da possibilidade de ir atrás desses clientes de forma tradicional, buscando as empresas e anunciando seus serviços em sites e páginas nas redes sociais, as plataformas de contratação de freelancer também podem acabar se tornando muito interessantes para conquistar os seus primeiros clientes.
Revenda produtos de baixo custo
Outra forma de iniciar um negócio próprio com baixo investimento é apostar na revenda de produtos que tenham um custo menor de aquisição. Isso vai exigir que as pessoas tenham uma quantidade de dinheiro menor para formar esse estoque inicial, que vai permitir com que as operações comecem.
Para isso, é necessário, antes de mais nada, identificar um nicho que seja interessante de acordo com a estratégia de atuação que a pessoa pretende colocar em prática. Além disso, também é fundamental buscar fornecedores de qualidade que tragam essas opções.
Produza conteúdo para a internet
Muitas pessoas conseguem manter uma boa renda autônoma com negócios focados na produção de conteúdo para a internet. Essa é uma atividade que exige um baixo investimento inicial, mas que depende de muita criatividade e trabalho, especialmente diante de toda a concorrência que existe.
As pessoas podem investir na produção de conteúdo para redes sociais, por exemplo, já que a grande maioria delas possuem seus próprios programas que incentivam e pagam para os seus criadores. Além disso, também existe a possibilidade de produzir vídeos para plataformas como o YouTube.
Comidas e alimentos caseiros
A comida segue sendo um dos nichos mais procurados pelas pessoas que desejam empreender. Apesar da grande concorrência, atualmente esse é um nicho que gera uma série de oportunidades, uma vez que as pessoas estão mais dispostas do que nunca a comprar comida pronta. Além disso, os aplicativos de delivery acabaram incentivando muito esse nicho, uma vez que os clientes conseguem encontrar diversas opções de comida e os pequenos empreendedores ainda podem utilizar a estrutura de entregas, não precisando se preocupar com isso.
Dicas gerais para empreender com pouco dinheiro
- Tenha um público-alvo: Por mais que possa parecer uma boa oferecer os produtos de forma generalista, ter um público-alvo ajuda especialmente na hora de criar ações de propaganda;
- Entenda o mercado: Faça uma pesquisa, por mais simples que seja, em relação ao mercado onde vai atuar, para tentar entender a concorrência e identificar oportunidades;
- Faça um planejamento financeiro: Comece criando uma projeção dos gastos necessários e também comece, desde cedo, a separar as contas pessoais das contas da empresa.