Taxa de aprovação: entenda a importância desse indicador

Saiba mais sobre o que significam esses dados referentes aos métodos de pagamento utilizados pelos clientes.

Publicado em 31/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para empreendedores que investem no e-commerce, ou mesmo aqueles que possuem pontos de vendas físicos, mas que oferecem produtos para compra online, existem alguns dados relevantes que são criados no dia a dia e que podem ser muito importantes para a gestão estratégica da empresa. Um deles é a taxa de aprovação.

Taxa de aprovação: entenda a importância desse indicador
Créditos: Divulgação

Nos pontos físicos e nas vendas tradicionais, as vendas podem ser feitas das mais variadas formas, inclusive com o pagamento em dinheiro vivo, o que está cada vez menos comum, mas que ainda faz sentido em determinados nichos. Mas, quando estamos falando de vendas online, os negócios dependem de métodos de pagamento eletrônicos.

As compras são pagas geralmente com cartões de crédito ou débito, ou ainda com métodos de pagamento mais recentes, como o Pix. Em todos os casos, os sistemas utilizados liberam a compra somente no momento em que acontece a confirmação da transação.

No caso do Pix, por exemplo, a confirmação é enviada sempre quando a transação é considerada efetivada e o dinheiro sai da conta do cliente e vai para a conta do lojista. Já na compra feita utilizando cartão de crédito ou débito, essa confirmação se dá mediante autorização do emissor.

Mas, em determinados casos, pelos mais variados motivos, essas compras acabam não sendo confirmadas no momento da finalização. E esses dados devem ser levados em consideração pela empresa, pois podem acabar levando à perda de vendas importantes.

O que é a taxa de aprovação?

Todos os pedidos e pagamentos feitos nos sistemas utilizados pelas lojas online geram uma série de dados que podem ser analisados e levados em consideração em determinados aspectos da empresa. A taxa de aprovação é basicamente um indicador que mostra o percentual de pedidos que foram efetivamente pagos em relação ao total de pedidos realizados em um e-commerce.

Essa informação é considerada, pelos especialistas, como um Key Performance Indicator — ou Indicador-chave de Desempenho — muito importante para os empreendedores de uma forma geral, pois ajuda no acompanhamento dos resultados do comércio eletrônico.

Como calcular a taxa de aprovação?

Essa é uma informação muito simples de ser obtida; inclusive, na maioria dos casos, as pessoas não precisam fazer qualquer tipo de cálculo manual para chegar ao dado final. Basicamente, os sistemas acabam fornecendo esses dados de forma automática.

Mas, para quem deseja entender como funciona a lógica por trás dessa conta, basicamente a taxa é obtida dividindo o número de pedidos pagos pelo número total de pedidos realizados, multiplicando o resultado por 100. Por exemplo, se você recebeu 100 pedidos em um mês e 80 deles foram pagos, sua taxa de aprovação foi de 80% no período — simples assim.

Por que saber a taxa de conversão da sua loja?

Antes de mais nada, esse acaba sendo um forte indicador do sucesso da loja e do negócio de uma forma geral, já que a quantidade de pedidos aprovados basicamente indica quantas vendas de fato foram feitas, o que é diferente da quantidade de pedidos registrados.

Muitos empreendedores, especialmente os pequenos, acabam focando muito do seu tempo de análise apenas na quantidade de pedidos que foram feitos e registrados no sistema de uma forma geral. Mas esse dado pode acabar enganando, pois pode não representar com realidade a quantidade de vendas efetivamente registradas.

Além disso, a taxa de conversão também pode ser utilizada como uma forma muito interessante de analisar outros aspectos do negócio.

Por exemplo, a taxa de conversão pode ser muito útil quando o empreendedor quer entender melhor o papel do intermediador de pagamento no negócio, uma vez que a tecnologia e o sistema também podem estar por trás dos pedidos que não foram aprovados.

Além disso, esse dado pode ser muito importante para que o empreendedor consiga analisar os meios de pagamento atualmente oferecidos pela loja. Em determinadas situações, pode ser que essas opções não estejam compatíveis com o perfil do cliente que está sendo visado pela loja.

Existem também determinadas etapas do negócio que podem acabar sendo uma espécie de impedimento na hora de fechar a compra. Por exemplo, quando a compra é feita no cartão de crédito, a aprovação acontece no momento em que os dados são enviados.

Mas, quando os lojistas utilizam outras formas de pagamento eletrônicas, como o Pix, existe a necessidade de um passo adicional, que é enviar o código gerado ou fazer a leitura do QR Code e confirmar o pagamento no banco. Mas, nesse meio do caminho, o cliente pode acabar tendo dificuldades técnicas ou simplesmente desistindo da compra. E isso pode exigir que o lojista tome determinadas atitudes para conseguir minimizar o problema.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.