Confira os melhores investimentos em renda fixa com a Selic a 13,75%

A quinta reunião do comitê de Política Monetária (Copom) em 2022 confirmou as expectativas do mercado. Na quarta-feira, as autoridades monetárias do país elevaram sua taxa básica de juros de 13,25 % para 13,75 % ao ano. Assim muitos se perguntam quais os melhores investimentos em renda fixa com a Selic neste patamar! Veja a seguir!

Por que a Selic está alta?

A última vez que a taxa Selic esteve nesse patamar foi em novembro de 2016, quando a economia e os mercados brasileiros enfrentaram alta volatilidade devido ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Desta vez o problema é global: a inflação causada pela ruptura das cadeias produtivos devido à pandemia de covid-19 e à guerra na Ucrânia.

Aqui o BC foi em frente e iniciou ajustes em 2021. No entanto, o aumento da taxa Selic já começou a afetar a inflação brasileira. O Índice Nacional de preços ao comprador Amplo 15 (IPCA-15) atingiu 0,13 % em julho, queda de 0,56 % em relação a junho. O Boletim Focus também baixou o IPCA 2022 pela quinta semana consecutiva de 7,30 % para 7,15 %.

Por conta de impostos e impostos estrangeiros, parte do mercado cogita outro aumento de igual ou menor valor em setembro, o que elevar a Selic acima de 14 % ao ano. As taxas de juros nesses níveis tendem a ser severamente prejudiciais à atividade econômica no médio e longo prazo. Não acho que o BC vá muito além do que está cotado no mercado mas ainda é cedo para dizer que vai parar alta ”, ressalta Ricardo Jorge, expert em renda fixa e sócio da Quantzed.

Inflação alta no mundo todo

As altas taxas de juros funcionam como uma ferramenta para conter as pressões inflacionárias e não são exclusivas do Brasil. Nos últimos 15 dias, o banco Central Europeu (BCE) e o Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed) também ampliaram as taxas de juros.

Na Europa, o ajuste de 50 pontos base foi o primeiro desde 2011. Nos Estados Unidos, o aumento de 75 pontos base é o terceiro desde que o Fed começou a apertar a política monetária em abril deste ano. compreendendo o impacto das decisões de política monetária externa no Brasil.

“O fato de a inflação ser global é mais útil do que nocivo, porque todos estão trabalhando no mesmo problema ao mesmo tempo. No Brasil, a epidemia foi mais branda do que em outros lugares, porque o aperto monetário começou muito antes ”, enfatiza Ivan Barboza, cofundador da Ártica Investimentos.

O resultado fez com que o mercado apreciasse o fim do ciclo de alta de juros no Brasil. Se não nesta reunião do Copom, o mais tardar em setembro. Mas não será tão simples assim, explica Fabio Louzada, economista, analista do CNPI e fundador do Eu me banco.

“As medidas governamentais de redução de impostos, como o ICMS sobre combustíveis e energia, impactaram os números de 2022 e o governo que deve aumentar o consumo nos próximos meses, como o aumento do Auxílio Brasil”, diz.

As melhores opções de renda fixa

O rali de quarta-feira já está precificado e não é uma má notícia para quem sabe aproveitar as oportunidades, disseram analistas ao E-Investidor. Desde que a Selic voltou aos dois dígitos no início de 2022, a renda fixa recuperou sua posição de querida dos investidores. É o único ativo que pode render um primeiro semestre positivo. ajustando novamente a taxa de juros fundamental a tendência para a renda fixa é, portanto, mais atraente.

Pesquisa realizada pela Yubb, levando em conta a nova taxa Selic de 13,75 % ao ano, mostra que quase todas as opções de investimento em renda fixa oferecem aos investidores um retorno real, calculado pelo rendimento bruto do título menos a projeção de inflação para 2022.

Leia também: