Presidente Lula se Reúne com Biden nos EUA: Novas Iniciativas Globais em Vista!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma viagem marcada para Nova Iorque, onde participará da 78ª Assembleia Geral da ONU. No entanto, sua agenda ainda não foi finalizada, pis “inúmeros” pedidos de reuniões bilaterais foram feitas. De acordo com sua assessoria, até agora, apenas uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi confirmada.

ONU: Lula tem participação confirmada
ONU: Lula tem participação confirmada

Reuniões e jantares: Um vislumbre na agenda presidencial

Lula tem previsão de desembarque em Nova Iorque no sábado, 15 de setembro de 2023, após ter passado o dia em Havana, Cuba, para a Cúpula do G77 + China. No domingo, 17 de setembro, o presidente deve participar de um jantar com empresários oferecido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A segunda-feira está sem eventos agendados: Como será esse dia?

Desaceleração da otimismo econômico entre os eleitores
Desaceleração da otimismo econômico entre os eleitores

Para a segunda-feira, ainda não existem eventos programados. No entanto, o dia deve ser preenchido com reuniões bilaterais e diálogos à margem da Assembleia Geral da ONU. No dia seguinte, Lula iniciará o dia com um discurso de abertura na Assembleia, visto que desde 1955 o Brasil é o primeiro país a falar na cerimônia de abertura do evento.

Reunião com Biden: Quais os possíveis resultados?

Na quarta-feira, 20 de setembro, o presidente irá se encontrar com Joe Biden. Espera-se que após essa reunião, fechada para o público, os dois líderes anunciem uma iniciativa global para o avanço dos direitos dos trabalhadores, uma bandeira defendida por Lula ao longo de seu mandato.

Shein entra para o Programa Remessa Conforme
Shein entra para o Programa Remessa Conforme

Encerramento da viagem aos EUA: Um balanço da participação brasileira

A visita do presidente Lula aos EUA, a 14ª fora do país, será finalizada com uma entrevista à imprensa norte-americana na quinta-feira, 21 de setembro. Além do presidente, 12 outros ministros brasileiros estarão presentes nos Estados Unidos durante esse período, com agendas primariamente voltadas para reuniões com representantes de outros países e participações em diversos eventos organizados pela ONU e outras instituições.