INSS: 3 benefícios que o trabalhador demitido tem direito

Quando alguém é demitido de seu cargo, os principais benefícios do INSS que recebe são o acesso ao seguro-desemprego, saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e verbas rescisórias.

Os trabalhadores demitidos acabam recebendo benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, imediatamente. Isso ocorre porque os trabalhadores demitidos exigem os benefícios devido à sua condição.

As pessoas geralmente acreditam que não têm direito ao desemprego porque não estão fazendo contribuições ao INSS enquanto estão desempregadas.

Fora do mercado de trabalho, é possível receber até três anos de benefícios garantidos do INSS.

Quais os direitos garantidos pelo INSS para os demitidos

Os trabalhadores demitidos têm direito aos benefícios por incapacidade, sendo eles:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez.

O direito ao benefício do INSS mesmo estando desempregado e não contribuinte do INSS tem um período de carência, conhecido como período de carência, durante o qual o trabalhador continua coberto pelo benefício por invalidez mesmo sem fazer contribuições.

O período de carência para que os trabalhadores (mesmo os desempregados) permaneçam segurados pode variar, até um máximo de 36 meses.

Nesse sentido, para determinar quanto tempo o trabalhador desempregado tem carência, é necessário observar as seguintes questões:

  • A carência para os trabalhadores é de 12 meses após a última contribuição;
  • Se o trabalhador tiver 120 ou mais contribuições, a carência pode ser mantida por 24 meses, aumentando o prazo em mais 12 meses;
  • Se um trabalhador fizer mais de 120 contribuições, mas ainda sofrer demissão involuntária, podem ser adicionados mais 12 meses para um total de 36 meses de carência.