PIX GLOBAL: transferir dinheiro para o mundo todo!

Gastar dinheiro no exterior sem um cartão de crédito internacional logo logo será possível! Pague por hospedagem em outros países com transferência instantânea do PIX Global. Ou compartilhe contas de churrasco com amigos extrangeiros em segundos. Esse tipo de transação é impensável no momento.

Atualmente sendo testado e mais de 60 países podem ser reunidos no Nexus “International Pix”. O sistema permitirá transações entre diferentes nações e moedas em um minuto.

O Nexus é desenvolvido dentro do centro de inovação do Bank for International Settlements (BIS), conhecido como o “banco central dos bancos centrais”, com sede em Basileia, na Suíça. A ideia é integrar todos os países que já possuem um sistema de pagamento instantâneo e transferência de dinheiro como o Pix. Saiba mais a seguir!

PIX global: como está desenvolvimento?

O desenvolvimento do Nexus está atualmente em fase de prova de conceito com testes dos sistemas de pagamento da Malásia, Cingapura e da zona do euro por meio do Banco da Itália. BC Brasil participou como observador.

A facilidade das transferências internacionais de dinheiro (que hoje são consideradas caras e ineficientes) abre novas oportunidades para negócios e comércio. Turistas, por exemplo, terão custos menores de câmbio.

Disponibilidade para brasileiros e como funcionará?

O Banco Central do Brasil tem intereses no projeto Pix Internacional, que está em fase de estudo de modelo. Empenhos para facilitar esse tipo de pagamento, BC, vêm acontecendo há vários anos.

A estrutura é baseada em dois pontos. A primeira é a criação de um software chamado Nexus Gateway, ou Portal Nexus, que servirá como um conector central para sistemas de pagamento instantâneo em todo o mundo para “acoplar” e trocar informações entre si.

O segundo ponto é o Nexus Scheme, ou Nexus Scheme, que estabelecerá regras básicas para permitir a comunicação entre os sistemas de diferentes países sem muita adaptação. No entanto, é necessária uma abordagem mais escalável para criar uma rede de pagamentos transfronteiriça verdadeiramente global.

Dificuldades de implantação do PIX Global

Há as dificuldades tecnológicos, já que exigirá servidores com “ampla disponibilidade em escala global” e múltiplos sistemas envolvidos em transações em diferentes moedas. Além disso, há fatores políticos, se, por exemplo, um país não quiser estar diretamente ligado a outro; e econômico, como determinar o valor de cada moeda.